Gerir numa torre de marfim

17.08.2022 Diana Ramos

Sérgio Figueiredo foi deixado sozinho, a arder em lume brando. Cabia ao ministro das Finanças defender a escolha e a mudança que pretendia introduzir na estrutura que lidera.

Os extremos tocam-se

16.08.2022 Celso Filipe

Bolsonaro e Lula são extremistas e não há como dourar a pílula. Nesta medida, são os rostos de uma sociedade polarizada e cada vez menos disposta a encontrar consensos, o que agita o fantasma de uma intervenção militar.

Estão abertas as hostilidades

15.08.2022 Diana Ramos

Costa sabe que tem uma oportunidade única de gerir um país com uma maioria absoluta que não pediu mas que lhe caiu no colo, com verbas da UE irrepetíveis e espaço de manobra em Bruxelas que quase ninguém teve. Tem também um senão: uma crise energética que fustigará todos os que trabalham.

Voos baratos e a estratégia

11.08.2022 Diana Ramos

O presidente executivo da Ryanair, Michael O’Leary, veio esta quinta-feira avisar que o tempo dos voos a 10 euros acabou. E que jeito dá esta guerra para justificar uma decisão estratégica...

O que nos pesa no bolso

10.08.2022 Diana Ramos

As perceções são tão ou mais perigosas do que os números e o sentimento gerado pela subida dos preços acarreta elevados riscos de tensão social. Agora somem isto à falta de resposta dos serviços públicos...

A escassez e a cegueira

09.08.2022 Diana Ramos

Colocar a tónica na escassez dos recursos e na necessidade de ajustar comportamentos é essencial, já que caminhamos para uma nova era de prosperidade. Ou melhor, de falta dela. O mundo em que vivíamos caminha para outro, bem diferente, em que os recursos tenderão a ser cada vez menores.

Qualificação desajustada

08.08.2022 Diana Ramos

À velocidade a que o mercado de trabalho tem vindo a transformar-se, debatemos pouco o papel da qualificação e a sua adequação às necessidades de desenvolvimento do país. E essa discussão é tão premente como o volume de verbas que está a chegar à economia com origem nos fundos comunitários.

O garrote à tesouraria

07.08.2022 Diana Ramos

O subsídio é limitado a 30% do custo elegível, não podendo ultrapassar os 400 mil euros por empresa. Uma gota de água na pesada fatura que os setores intensivos de gás estão a pagar.

Ver Mais