Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Editorial
Notícias desta secção

A política amanuense

24.09.2020 Celso Filipe

Esta burocratização da política é um risco. Sobretudo para os partidos que a viabilizarem. É estranho que não tenham percebido isso.

E se Trump perder e não aceitar?

23.09.2020 André Veríssimo

Um dos fatores novos destas eleições norte-americanas reside no receio que tem sido suscitado em vários artigos, da The Economist ao Politico, sobre a possibilidade de Trump, caso perca, não aceitar a derrota. Uma preocupação suscitada pelo próprio, que já ameaçou não reconhecer o resultado, acusando o voto postal de facilitar a fraude.

O plano e a estrada

22.09.2020 Celso Filipe

O plano de recuperação económica proposto por António Costa Silva oferece as bases para se pensar o desenvolvimento do país de forma sustentada. Ninguém nega a relevância da transição digital, todos somos recetivos a melhorias na ferrovia, em especial à alta velocidade, assim como à importância do mar.

Lavagem sem pudor

21.09.2020 André Veríssimo

Muitos dos casos já são conhecidos – como o de Isabel dos Santos –, mas não deixa de chocar a forma passiva como o sistema financeiro convive e colabora com a alta criminalidade. E a investigação incidiu apenas sobre os SAR reportados nos EUA.

Fundo sem solução

20.09.2020 André Veríssimo

O Fundo de Resolução não pretende resolver nada: existe apenas para tapar o enorme buraco que se abre quando é preciso recorrer à bomba atómica e fechar um banco.

A espada e o contágio

17.09.2020 Celso Filipe

As Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto são os maiores focos de contágio e esta tendência irá perdurar por força da mobilidade social, utilização de transporte público e concentração de indústria e serviços nestes territórios.

Quem quer uma crise?

16.09.2020 Celso Filipe

Mesmo sabendo que desde setembro e durante os próximos seis meses, por força das presidenciais, Marcelo Rebelo de Sousa não pode convocar eleições antecipadas, o cenário de uma rutura, materializado no pedido de demissão de António Costa, pode mesmo concretizar-se.

Ganhar a década

15.09.2020 André Veríssimo

Dinheiro vai haver, falta o mais difícil, passar do plano técnico para o político. Será o país capaz de se unir em torno de eixos estratégicos, como pede o gestor? Parece tão improvável, mas nunca foi tão necessário.

Agora sem o estado de graça

14.09.2020 André Veríssimo

Todo o país entra a partir desta terça-feira em estado de contingência, não sendo de afastar a possibilidade de o agravamento em curso da pandemia levar o Executivo a dar o salto para a calamidade ou mesmo haver um regresso, indesejado, ao estado de emergência. O que já não volta é o estado de graça que António Costa viveu nos primeiros meses da covid-19.

O Portugal das capelas

13.09.2020 Celso Filipe

É claro que temos sempre a alternativa de atribuir este estado das coisas ao sistema, alegando de seguida que é impossível lutar contra ele e corroborando a visão de Vergílio Ferreira: “Frente a uma situação difícil, o português opta pela espera de um milagre ou pela descompressão de uma anedota. O grave disto é que o milagre não vem e a anedota descomprime de tudo. Ficamos assim à mercê do azar e nem restos de razão para mexer um dedo.”

Os ventos de Espanha

10.09.2020 Celso Filipe

A CGD, a par do BCP e do Santander, é o banco com mais capacidade para ensaiar movimentos de compra ou fusão em Portugal, sendo que o CaixaBank é também um protagonista a ter em conta neste xadrez.

Ver Mais
Publicidade
C•Studio