Manuel Esteves A bomba atómica sindical 13.12.2018 Manuel Esteves
A greve dos enfermeiros, financiada por fora, é um sucesso. Quantos menos fizerem greve, maior é a sustentabilidade do protesto porque maior é o rácio entre enfermeiros financiadores e enfermeiros financiados. É esperto mas também é imoral. Os fins não podem justificar os meios.
Celso Filipe O que une PSD, CDS, PCP e BE 12.12.2018 Celso Filipe
Enfermeiros, professores, inspectores dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, bombeiros e funcionários da justiça são algumas das categorias profissionais que vão fazer greve até final de 2018.
André Veríssimo Macron perdeu a luz 11.12.2018 André Veríssimo
Macron viu o fim e capitulou vergado à força dos “coletes amarelos”. Cedeu na taxa sobre os combustíveis, cedeu no salário mínimo, cedeu nas pensões, cedeu na fiscalidade sobre as horas extraordinárias. Mas também cedeu na sua autoridade e na perda de legitimidade das regras do euro.
Celso Filipe Um Brexit sem saída 10.12.2018 Celso Filipe
Em resposta, a Comissão Europeia garantiu que não quer renegociar nem o acordo de saída, nem a declaração política que estabelece os termos do entendimento futuro entre o Reino Unido e a União Europeia.
André Veríssimo Cegueira tributária 09.12.2018 André Veríssimo 37
Um Estado de direito só o é se for capaz de garantir a justiça. Infelizmente , nem sempre assim é. Um desses casos é a tributação de rendimentos produzidos em anos anteriores, para o qual a Provedoria tem alertado, mas cuja correcção o Governo continua a achar “inoportuno” e o Parlamento a ignorar.
Há 1 semana
André Veríssimo Quem muda o Montepio? 06.12.2018 André Veríssimo 21
António Tomás Correia é presidente da Associação Mutualista Montepio Geral desde 2008. Está no cargo há 10 anos. Só isso deveria ser suficiente para não se candidatar. Há outras razões de força maior.
André Veríssimo Os sinais de travagem 05.12.2018 André Veríssimo
Segundo a americana Ned Davies Research, as oito principais classes de activos deverão terminar 2018 no vermelho ou com ganhos inferiores a 5%, o que não acontece desde 1972, era Richard Nixon o Presidente dos EUA.
Celso Filipe Uma questão de perspectiva 04.12.2018 Celso Filipe
Foi preciso uma maratona negocial para os ministros das Finanças chegarem a um acordo parcial sobre a reforma da Zona Euro, fazendo outra vez valer, como princípio de avaliação, a teoria do copo: meio cheio para uns, meio vazio para outros.
André Veríssimo O yin e o yang de Xi Jinping 03.12.2018 André Veríssimo
A teia de influência económica e política da China no mundo aumenta todos os dias. Um acordo de investimento aqui, um financiamento ali, uma visita de Estado acolá, os fios vão-se tornando mais grossos e resistentes, alcançando geografias cada vez mais longínquas.
Editorial Nem que a vaca voadora tussa 02.12.2018 Manuel Esteves
O orçamento saiu do Parlamento com mais 100 milhões do que Mário Centeno tinha planeado, mas não é por isso que as contas lhe sairão furadas. A grande ameaça à execução deste orçamento é mesmo a economia. Se o PIB crescer menos do que o previsto, já se sabe, o Governo dá mais uma talhada na despesa.