Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Editorial
Notícias desta secção

Voto de protesto

21.01.2021 André Veríssimo

O voto de domingo é uma oportunidade para mostrar que, ainda assim, o medo não nos vence. E é sempre uma oportunidade para cada eleitor protestar, seja contra os estados de emergência, os responsáveis pelo estado do país ou as ideias que os candidatos representam.

Os políticos, nós e a covid

20.01.2021 Celso Filipe

Este Governo e os seus ministros serão julgados pelo que fizeram no combate à covid-19 através dos votos. Mas é também preciso saber se nós, os eleitores que os vamos julgar, temos a consciência tranquila ou lavamos as mãos como Pilatos.

O poder do medo

18.01.2021 André Veríssimo

Portugal vive o seu momento Itália ou Espanha da pandemia: caos nos hospitais, urgências entupidas, médicos a terem de escolher quem tentar salvar, números de novos casos e óbitos no topo das estatísticas mundiais.

Lanternas chinesas

17.01.2021 Celso Filipe

A China Three Gorges (CTG) está a reduzir a sua posição na EDP. Ainda se mantém como a maior acionista e nada indica que queira perder esse estatuto, mas parece óbvio que a estratégia que tinha para a elétrica portuguesa falhou.

O realismo pessimista

14.01.2021 Celso Filipe

Estamos num labirinto e com dificuldades em encontrar a saída. A previsibilidade sobre a evolução da pandemia é reduzida e todas as variáveis dependem desta dificuldade. Todavia, existe uma certeza mais do que relativa. A vacina colocou-nos numa trajetória de controlo sanitário da covid-19, mas as maleitas da economia irão prolongar-se no tempo.

Pode a pancada na economia ser menor?

13.01.2021 André Veríssimo

Ao contrário de março e abril, em que sabíamos quando o confinamento começava mas não quando acabaria, desta vez temos fundadas expectativas de que dure menos tempo. Quanto mais curto for, menor o impacto.

A luta da Galp pelo futuro

12.01.2021 André Veríssimo

A Galp, tal como muitas outras petrolíferas, tem o seu modelo de negócio em causa. A britânica BP estima que mesmo com a recuperação da economia global a procura por petróleo já não voltará aos níveis de 2019. As metas de descarbonização, a regulação europeia, a mobilidade elétrica, os novos hábitos de consumo e métodos de produção: tudo concorre para que o consumo de hidrocarbonetos enfrente um declínio inexorável.

Apanhados na rede

11.01.2021 Celso Filipe

O que aconteceu com Donald Trump revela que as tecnológicas começaram a olhar para a questão, não só devido a uma maior pressão social, mas sobretudo porque isso se transformou num problema de natureza comercial, e, como tal, mau para o negócio.

Miserável e magnífica

07.01.2021 Celso Filipe

Trump, incapaz de aceitar a derrota nas presidenciais, promoveu a insurreição e é o responsável moral pela invasão ao Capitólio levada a cabo pelos seus apoiantes. As imagens são chocantes e exibem, com esplendor, uma América dividida e também manipulada pela oratória belicista de um líder que geriu o país como uma das suas empresas.

Ver Mais
Publicidade
C•Studio