Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Editorial
Notícias desta secção

O realismo pessimista

14.01.2021 Celso Filipe

Estamos num labirinto e com dificuldades em encontrar a saída. A previsibilidade sobre a evolução da pandemia é reduzida e todas as variáveis dependem desta dificuldade. Todavia, existe uma certeza mais do que relativa. A vacina colocou-nos numa trajetória de controlo sanitário da covid-19, mas as maleitas da economia irão prolongar-se no tempo.

Pode a pancada na economia ser menor?

13.01.2021 André Veríssimo

Ao contrário de março e abril, em que sabíamos quando o confinamento começava mas não quando acabaria, desta vez temos fundadas expectativas de que dure menos tempo. Quanto mais curto for, menor o impacto.

A luta da Galp pelo futuro

12.01.2021 André Veríssimo

A Galp, tal como muitas outras petrolíferas, tem o seu modelo de negócio em causa. A britânica BP estima que mesmo com a recuperação da economia global a procura por petróleo já não voltará aos níveis de 2019. As metas de descarbonização, a regulação europeia, a mobilidade elétrica, os novos hábitos de consumo e métodos de produção: tudo concorre para que o consumo de hidrocarbonetos enfrente um declínio inexorável.

Apanhados na rede

11.01.2021 Celso Filipe

O que aconteceu com Donald Trump revela que as tecnológicas começaram a olhar para a questão, não só devido a uma maior pressão social, mas sobretudo porque isso se transformou num problema de natureza comercial, e, como tal, mau para o negócio.

Miserável e magnífica

07.01.2021 Celso Filipe

Trump, incapaz de aceitar a derrota nas presidenciais, promoveu a insurreição e é o responsável moral pela invasão ao Capitólio levada a cabo pelos seus apoiantes. As imagens são chocantes e exibem, com esplendor, uma América dividida e também manipulada pela oratória belicista de um líder que geriu o país como uma das suas empresas.

Acelerar a vacina

06.01.2021 André Veríssimo

Temos a injeção de dinheiro europeu e a injeção de liquidez do BCE, mas nenhuma delas consegue injetar mais energia na retoma económica do que a vacina.

Mérito e álcool-gel

04.01.2021 André Veríssimo

Há um certo país, agarrado ao passado, onde o mérito continua a ser secundário e os cargos servem para fazer ou pagar favores, promover amigos ou são usados como uma espécie de prémio de carreira. Este Governo já mostrou, por mais de uma vez, que ainda vive nesse mundo, onde habita uma das causas endémicas do nosso atraso económico, que existe no privado, mas ainda mais no setor público.

O elixir de Costa

03.01.2021 Celso Filipe

O Governo de António Costa pode sair reforçado desta crise sanitária e económica e obter a aprovação dos portugueses.

O ano que não termina

30.12.2020 André Veríssimo

Quando parecia que vencíamos, logo desvanecíamos, uma e outra vez. Foi o ano em que nos sentimos como o mítico Sísifo, condenado a empurrar uma enorme pedra montanha acima, para a ver rolar encosta abaixo sempre que atingia o cume. A ciência e a sua vacina vieram salvar-nos dessa eternidade.

Ver Mais
Publicidade
C•Studio