Celso Filipe Ursula maior ou menor  23:00 Celso Filipe
A eleição de Ursula von der Leyen pode ser vista numa dupla perspetiva. Por um lado, significa uma cristalização do poder do eixo Berlim-Paris; por outro, traz a esperança de que a União Europeia se possa assumir finalmente como uma potência efetiva à escala global.
Ontem
Celso Filipe A Caixa da política 15.07.2019 Celso Filipe 27
Ou os governantes, quaisquer que sejam, olham para a CGD como um banco que deve servir o país e não os seus desígnios estratégicos; ou, declarando-se incapazes de assegurar esta separação de poderes, optam pela sua privatização.
Anteontem
Manuel Esteves Um conselho para cada partido 14.07.2019 Manuel Esteves
A pré-campanha arrancou bem, com elevação e vontade de debater propostas concretas. Ficam aqui algumas recomendações aos partidos para que a vida lhes corra melhor. Ao PS, aconselha-se humildade; ao PSD, união; ao BE construção; ao PCP, comunicação; e ao PAN, estudo.
Manuel Esteves A lição dos Açores ao Continente 11.07.2019 Manuel Esteves 27
No Continente, a pré-reforma pode dar 100% do salário e a sua atribuição depende do superior hierárquico. Nos Açores, o governo regional decidiu fixar critérios objetivos para a aprovação dos pedidos e para definição dos valores para evitar arbitrariedades, o que parece bastante sensato. O Governo da República acha isso desnecessário.
André Veríssimo Onde a geringonça mais falha 10.07.2019 André Veríssimo 35
António Costa disse-o no debate: "A história fará a sua justiça a seu tempo." Tem razão. Só mais à frente seremos capazes de avaliar se nos últimos quatro anos de legislatura o Governo tomou as decisões certas ou, igualmente importante, perdeu a oportunidade de tomar as que se exigiam. Por exemplo: "Será que baixámos o peso da dívida pública tanto quanto seria avisado?"
Há 1 semana
André Veríssimo A Alemanha treme 09.07.2019 André Veríssimo
O maior banco alemão atirou este fim de semana a toalha ao chão. A ilusão de se tornar o Goldman Sachs da banca de investimento europeia foi formalmente enterrada com o anúncio do terceiro plano de reestruturação. Com o fim do sonho é mais um pedaço da supremacia alemã que cai. A crise do Deutsche Bank é também a crise da Deutschland.
André Veríssimo O outro problema estrutural 08.07.2019 André Veríssimo
O tema irrompe ocasionalmente quando se fala de despedimentos em jornais, encerra um título ou quando o Presidente da República lhe dá relevo nas suas intervenções. Gera-se uma certa onda, mas que rapidamente quebra num areal de silêncio e indiferença, vítima dos ritmos mediáticos próprios do setor. Foi para trás do pano, mas não saiu de cena.
Nuno Carregueiro Os juros da Cristina 07.07.2019 Nuno Carregueiro
Cristina Casalinho não terá qualquer dificuldade em atrair investidores para a emissão de obrigações do Tesouro a 10 anos que o IGCP vai realizar na próxima quarta-feira.
André Veríssimo Estado de vigilância absoluta 04.07.2019 André Veríssimo 26
A vigilância total do Estado sobre os cidadãos, tão bem ficcionada na obra de George Orwell, é uma realidade crescente na China. Esta semana surgiram notícias perturbadoras sobre o quão longe Pequim está a levar a sua visão distópica. Tudo aquilo que os jovens em Hong Kong não querem.
Manuel Esteves A minha renda é mais acessível do que a tua 03.07.2019 Manuel Esteves
Fernando Medina diz que a sua renda é mais acessível do que a de Pedro Nuno Santos. A crítica ao programa do governo é justa, mas a comparação é infantil e desajustada. Medina devia ser mais humilde: a cidade está há quatro anos à espera que concretize a sua promessa de disponibilizar cinco mil casas com rendas acessíveis à classe média. É o tempo de uma legislatura.

Marketing Automation certified by E-GOI