Fernando  Sobral
Fernando Sobral 16 de agosto de 2016 às 09:24

A Grã-Bretanha perdida no seu labirinto

Londres continua sem ter a certeza sobre o desfecho do Brexit. Os dados são contraditórios e as negociações com a União Europeia ainda estão no salão de entrada.


Um dos dados mais recentes foi dado pelo PageGroup, uma das maiores empresas de recrutamento no Reino Unido, que decidiu cortar pessoal. Muitos vão dizendo que o país não se pode comparar à Suíça: afinal esta, para actuar a sério na UE, tem de ter escritórios em Londres. A questão é também europeia. Joseph Stiglitz, no Guardian, não poupa Bruxelas: "A Europa, a fonte do Iluminismo, o berço da ciência moderna, está em crise. Esta parte do mundo, que acolheu a Revolução Industrial que levou a mudanças sem fim nos níveis de vida nos dois últimos séculos, tem experimentado um longo período de quase estagnação." E acrescenta: "De acordo com Juncker, a Europa não está segura por causa dos benefícios que contam - benefícios que excedem os custos, a prosperidade económica, o sentido de solidariedade, o orgulho de ser europeu. Não, a Europa está a ser segura por ameaças e medo - do que pode acontecer se um país sair."

Não faltam alvos. Martin Vander Weyer, no conservador Spectator, escreve que Theresa May enviou uma mensagem contundente contra as altas remunerações do mundo empresarial. Mas que deveria dar o exemplo: "Aqui está uma sugestão: o governo da senhora May é o maior accionista do RBS, que após oito anos de perdas está tão próximo de um cesto de basquetebol que poderia servir como experiência laboratorial." Porque o seu CEO duplicou o seu salário no ano passado, para 3,8 milhões de libras. Já George Eaton, no New Statesman vira-se para o caos no Labour, onde Jeremy Corbyn parece ter destroçado a oposição. Escreve: "Quando Corbyn ganhou em 2015 era um insurgente. A caminho do triunfo é um incumbente. Nunca a esquerda esteve tão próxima de mudar o Labour para sempre. Nunca foi tão difícil para os opositores pararem-no."

Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI