Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Celso Filipe cfilipe@negocios.pt 07 de Abril de 2017 às 09:38

É preciso um GPS de bom senso para escolher o caminho do Brexit

O caminho do Brexit é irreversível e agora, o que falta, é tarefa mais árdua, escolher qual será a estrada pela qual se vai seguir para concretizar o divórcio entre o Reino Unido e a União Europeia (UE).

  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Lord Boswell, presidente da Comissão de Assuntos Europeus da Câmara dos Lordes, tem consciência deste facto. "É muito fácil deixarmos a retórica assumir o controlo da situação e acho que existem problemas diplomáticos grandes quando isso acontece. Mas, ideologicamente, há pessoas que, na realidade, desejam um 'hard' Brexit e estariam felizes por retroceder para os termos da Organização Mundial do Comércio e não ter nenhuma associação futura", afirmou o político ao Diário de Notícias.

Este registo de combate é também constatado por Joseph H. H. Weiler no El País. "Com a saída do Reino Unido da UE abre-se espaço a uma atmosfera desagradável e belicosa", escreve o presidente do Instituto Universitário Europeu de Florença. Este divórcio é uma quadratura do círculo. "Concretizar uma saída da UE que agrade a todos é praticamente impossível", salienta Sebastian Payne no Financial Times.

Lord Boswell considera, por outro lado, que se estão a dar passos no sentido de um entendimento. "Agora estamos a avançar para uma compensação realista que terá de haver uma negociação e um compromisso." Já Joseph H. H. Weiler defende que Bruxelas assuma uma posição moderada nas negociações. "A União Europeia devia apostar em conceder ao Reino Unido um acesso favorável ao mercado único."

Contudo, este posicionamento, que implicará também cedências de Londres, poderá desagradar aos mais fanáticos do Brexit, porque implica deixar cair os "soundbites". "Esta é a corda bamba em que Theresa May tem de andar e se ela cair, não há ninguém para ampará-la", avisa Sebastian Payne.


Ver comentários
Saber mais Brexit Reino Unido União Europeia
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias