A utilidade do Governo

Temos hoje um Governo de escopo estreito, e reduzido às funções de um executivo camarário. Mede a popularidade pelo espaço e apoio mediático às suas iniciativas. Será que estou a sonhar ou a maioria dos portugueses considera mesmo que isto é uma situação normal?

O fantasma de Arthur Burns

09.06.2021 Stephen Roach

Quando Burns deixou o cargo de presidente da Fed, já só restava 35% do IPC [ou seja, cerca de dois terços dos artigos que entravam no cálculo do índice tinham sido retirados] – mas o índice de preços no consumidor continuava a disparar a um ritmo de dois dígitos! Só nessa altura, em 1975, é que Burns admitiu – demasiado tarde – que os Estados Unidos tinham um problema de inflação. A lição dolorosa: ignorar os chamados fatores transitórios é bastante perigoso.

O fim das negociações salariais habituais?

Poderemos estar a retirar flexibilidade salarial nas negociações para recrutar pessoas? Os pacotes remuneratórios podem incluir diversos componentes, como carro, telemóvel, laptop, seguro de saúde, entre outros, pelo que se vai apenas divulgar o salário como o único fator a ter em conta?

A deceção democrática

08.06.2021 Celso Filipe

A democracia é um modelo, mas a sua adequação à prática depende de inúmeros fatores. É normal que cada um se sinta dececionado, na medida em que o exercício da democracia não corresponde, com exatidão, à nossa visão para o país e o mundo. Aliás, trata-se de uma impossibilidade.

Ver Mais