Patrícia  Abreu
Patrícia Abreu 10 de junho de 2019 às 20:00

Eu bem te avisei para não subires juros

As críticas de Donald Trump ao presidente da Reserva Federal dos EUA, Jerome Powell, não são propriamente uma novidade. Mesmo quando o responsável da política monetária norte-americana parece estar seguir as "orientações" do presidente dos EUA, Trump consegue criticar a ação de Powell.

Depois de ter indiciado uma mudança na sua política, no início do ano, a Fed tem deixado indicações que poderá mesmo cortar juros no futuro. Mesmo assim, Donald Trump, que defende uma política mais acomodatícia, acusa a Fed de ter cometido um "grave erro".

 

Numa entrevista à CNBC Trump argumentou que o banco central dos EUA não lhe deu ouvidos, "porque cometeram um grande erro: subiram as taxas de juro demasiado rápido".

 

O presidente norte-americano apontou ainda o dedo à Fed por estar a levar a cabo uma política de retirada de estímulos, algo que considera "ridículo", uma vez que "a China está a fazer precisamente o contrário. Está a bombear dinheiro".

 

Para Trump, esta situação deixa os EUA em desvantagem face à China, destacando ainda que o presidente da Fed da China é Xi Jinping, o presidente do país. Ou seja, pode fazer o que quiser. Já Trump tem que se ficar pelo: Eu bem te avisei (que não devias subir os juros).

Marketing Automation certified by E-GOI