Raquel Godinho
Raquel Godinho 16 de abril de 2019 às 19:07

Qual é a empresa que mais sobe este século?

O jornal espanhol "Cinco Días" quis responder à pergunta: qual é a empresa que sobe mais desde o início do século? E é uma cotada menos popular do que poderíamos pensar à partida.

Não é nenhuma das tecnológicas que, nos últimos ganhos, tem atingido recordes sucessivos. A Amazon valoriza 2.300% desde janeiro de 2000, enquanto a Apple dispara mais de 5.000%. Mas, apesar destes ganhos astronómicos, a cotada que mais sobe, neste período, regista uma valorização de 60.000%. Trata-se da fabricante de bebidas Monster.

A contribuir para esta subida expressiva estiveram os aumentos dos lucros da empresa desde o ano de 2008. Para Caroline Levy, analista de Macquarie Capital, "as bebidas energéticas são as bebidas desta geração e a Monster foi capaz de expandir os seus produtos de forma constante com um grande êxito".

Mas, para o futuro, os analistas ouvidos pelo "Cinco Días" antecipam mais dificuldades, sobretudo tendo em conta a concorrência de outras empresas no mercado das bebidas energéticas, como é o caso da Amazon e da Coca-Cola que, ao mesmo tempo, é a sua maior acionista (com uma posição de 19%). Na verdade, será difícil manter o mesmo ritmo de valorização em bolsa.

 

Jornalista

Marketing Automation certified by E-GOI