Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

O Fisco, esse grande "offshore"

07.03.2017

Uma das definições clássicas de um "offshore" – um território que se alimenta da opacidade – assenta que nem uma luva na Autoridade Tributária. O problema maior no Fisco não é o "bug" nas estatísticas sobre "offshores", é o facto de ele próprio ser um grande "bug" informativo.

Os ricos que mandam nisto tudo e não pagam impostos - parte II

29.01.2016

A passagem pelo Parlamento de José Azevedo Pereira e Helena Borges, antigo e actual responsáveis máximos da máquina fiscal, trouxe-nos informação mais esclarecedora, mas nem por isso menos inquietante, sobre a forma como a carga fiscal se reparte em Portugal.

Riscos e falácias da TSU socialista

07.06.2015

O documento preparado pelos economistas do PS, que esteve na base do programa eleitoral socialista aprovado este fim-de-semana, já toda a gente o disse, tem a virtude de quantificar propostas e de elevar a qualidade do debate. Mas, pelo rumo que os argumentos parecem levar, só quem tiver um modelo de simulação macro-económico no seu computador está habilitado a pôr em causa a bondade de algumas soluções.

Decapitações no Fisco e cobardia VIP

19.03.2015

Paulo Núncio é mais um membro deste Governo a evidenciar uma extraordinária dificuldade em assumir as suas responsabilidades políticas. Quando se trata de facturar sucessos, quer o palco todo para si – faz as vezes de secretário de Estado, de director-geral e até de chefe de finanças de bairro. Quando é preciso dar a cara pelos fracassos não sabe, não conhece, não foi informado, foi até enganado.

As subvenções dos políticos e a consciência constitucional

23.11.2014

O mesmo Governo e o mesmo PSD que há poucos meses acusavam o Constitucional de produzir acórdãos obscuros, sem linha coerente de argumentação, conseguem agora antecipar qual seria a posição dos juízes sobre o corte de subvenções a ex-políticos.

O IRC e as acrobacias do PS

02.11.2014

Há cerca de um ano, o Partido Socialista fez uma pirueta de 180º no que vinham sendo as suas posições políticas e apadrinhou a reforma do IRC, um projecto idealizado pelo Governo e configurado pelo mercado da consultoria fiscal. Um ano depois, com o Orçamento para 2015 à porta, ensaia nova acrobacia para tentar convencer-nos de que não tem nada a ver com o assunto.

Os fundamentalismos do Tribunal Constitucional

21.08.2014

Caro leitor, veja se há alguma coisa de irrazoável nisto. Um corte permanente e definitivo no valor de uma pensão, a ter de ocorrer a pretexto da sustentabilidade dos sistemas públicos, não pode ser cego.

Porque não nascem mais crianças em Portugal?

19.06.2014

Quando há uns anos uma empresa criou o prémio de "pai do ano" para incentivar os pais a ficarem um mês em casa com os recém-nascidos, em substituição das mães, ninguém se apresentou a concurso.

Guia para evitar chumbos do Constitucional

05.06.2014

Passos diz que é preciso elevar a qualidade dos juízes e faz bem em querer o melhor para o seu País. Mas, que tal começar pelo início e pela elevação da qualidade de quem os escolhe? Aqui fica um modesto contributo para que o Governo consiga evitar sucessivos chumbos do Tribunal Constitucional.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
PRÉMIOS EXPORTAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO
pub
pub
Publicidade
C•Studio