Cronista
Manuel Esteves Editor Executivo

Manuel Esteves nasceu em 1976, é editor da secção de Economia do Negócios desde Janeiro de 2010. Iniciou a carreira no Diário Económico, onde também foi editor de Economia em 2009. Foi igualmente jornalista e subeditor de economia do Diário de Notícias. É licenciado em economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).

Manuel Esteves Um conselho para cada partido 14.07.2019 Manuel Esteves
A pré-campanha arrancou bem, com elevação e vontade de debater propostas concretas. Ficam aqui algumas recomendações aos partidos para que a vida lhes corra melhor. Ao PS, aconselha-se humildade; ao PSD, união; ao BE construção; ao PCP, comunicação; e ao PAN, estudo.
Manuel Esteves A lição dos Açores ao Continente 11.07.2019 Manuel Esteves 24
No Continente, a pré-reforma pode dar 100% do salário e a sua atribuição depende do superior hierárquico. Nos Açores, o governo regional decidiu fixar critérios objetivos para a aprovação dos pedidos e para definição dos valores para evitar arbitrariedades, o que parece bastante sensato. O Governo da República acha isso desnecessário.
Manuel Esteves A minha renda é mais acessível do que a tua 03.07.2019 Manuel Esteves
Fernando Medina diz que a sua renda é mais acessível do que a de Pedro Nuno Santos. A crítica ao programa do governo é justa, mas a comparação é infantil e desajustada. Medina devia ser mais humilde: a cidade está há quatro anos à espera que concretize a sua promessa de disponibilizar cinco mil casas com rendas acessíveis à classe média. É o tempo de uma legislatura.
Manuel Esteves O abraço de urso de Costa ao PCP 26.06.2019 Manuel Esteves 20
O pior que o PCP pode receber do PS são elogios paternalistas. Ao transformar o Bloco de Esquerda no grande adversário à sua esquerda, o PS menoriza o PCP e tira-lhe capacidade para atrair o eleitorado mais avesso aos socialistas e ao sistema. É falta de jeito de Costa ou é muita habilidade?
Manuel Esteves Esta vida de tuktukeiro... 20.06.2019 Manuel Esteves
Na selva dos tuk tuks vale quase tudo. Fernando Medina assobia para o lado e prejudica toda a cidade: os habitantes, os trabalhadores e os homens e mulheres que ganham a sua vida a conduzir os tuk tuks.
Manuel Esteves Os acrobáticos recuos do PSD 13.06.2019 Manuel Esteves 39
Num mês e meio, o PSD conseguiu a proeza de mudar o seu sentido de voto em três temas bastante diferentes. O problema não está tanto na mudança de opinião, mas sobretudo na forma como o seu grupo parlamentar se tem precipitado e entrado em contradição com o que sempre defendeu.
Manuel Esteves E que tal premiar quem serve os cidadãos? 06.06.2019 Manuel Esteves 100
A Segurança Social vai premiar os funcionários encarregues de cobrar contribuições sociais para arrecadar mais receita. E que tal premiar também os funcionários que processam pensões para acelerar os prazos de pagamento?
Editorial Geringonça a pão e água 30.05.2019 Manuel Esteves 50
António Costa, Catarina Martins e Jerónimo de Sousa chegam ao final da legislatura sem se entenderem em áreas-chave como a saúde ou a legislação laboral. E mesmo na habitação, o acordo assenta numa base teórica com poucos efeitos práticos. A geringonça sobreviveu os quatro anos mas acaba em serviços mínimos.
Manuel Esteves As oito lições desta campanha 23.05.2019 Manuel Esteves
A campanha eleitoral chega hoje ao fim. Sem surpresas, a Europa continuou lá longe e as eleições foram sobretudo vistas como um referendo ao Governo. Em jeito de balanço, e acreditando nas sondagens, aqui ficam oito lições que podemos tirar.
Manuel Esteves No comboio descendente 19.05.2019 Manuel Esteves
São justas as críticas a esta campanha eleitoral, mas a responsabilidade não é apenas dos políticos. Aos jornalistas cabe o papel de seleccionar o que é, de facto, relevante e, para isso, dispõem de uma arma muito poderosa: a pergunta.

Marketing Automation certified by E-GOI