Cronista
Manuel Esteves Editor Executivo

Manuel Esteves nasceu em 1976, é editor da secção de Economia do Negócios desde Janeiro de 2010. Iniciou a carreira no Diário Económico, onde também foi editor de Economia em 2009. Foi igualmente jornalista e subeditor de economia do Diário de Notícias. É licenciado em economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).

Manuel Esteves A balbúrdia das trotinetas 21.03.2019 Manuel Esteves
As trotinetas pouco ou nada trazem ao comum dos lisboetas. A sua introdução massiva na cidade insere-se no projeto de transformação de Lisboa numa cidade ideal para quem a visita ou nela se passeia, mas muito pouco amigável para quem a habita ou nela trabalha.
Editorial A direita ao som da concertina 14.03.2019 Manuel Esteves
Depois de se multiplicarem as cisões à direita, agora mini-partidos e protopartidos ensaiam estranhas coligações pré ou pós-eleitorais. Este movimento de concertina não promete nada de bom à direita. É música que dá para bater o pé, mas que não fica no ouvido. E no final do baile, sobrará no salão o PSD e muitos cacos para apanhar.
Manuel Esteves O deprimente destino de Portugal 03.03.2019 Manuel Esteves 78
Custa dizê-lo mas é verdade: o que o país viveu nos últimos dois anos foi o sonho possível para Portugal. Dificilmente se repetirá uma conjuntura tão favorável.
Manuel Esteves A polémica dos professores num só número: 2,4% 28.02.2019 Manuel Esteves
Partidos com assento parlamentar e Presidente uniram-se com o grande objectivo de obrigar o Governo a sentar-se de novo à mesa com os sindicatos para negociar algo que já não tem negociação possível. Este jogo do empurra com a barriga vai durar até às eleições e as motivações não têm nada de bonito.
Manuel Esteves O que se passa, António Costa? 21.02.2019 Manuel Esteves 145
Não é falta de sorte ou mau olhado. O primeiro-ministro e o seu Governo estão a cair nas sondagens por causa de factores muito concretos por que vão persistir até às eleições. Agora é aguentar o melhor que souber e esperar que o tempo passe depressa.
Manuel Esteves ADSE: condenados a entenderem-se 13.02.2019 Manuel Esteves
Os grupos privados da Saúde até podem rasgar as vestes mas, no final do dia, acabarão por se entender com a ADSE. Nem esta existe sem eles, nem eles teriam a dimensão que têm sem a ADSE.
Manuel Esteves Requisição cirúrgica 07.02.2019 Manuel Esteves
Uma greve mínima de efeitos máximos a custo zero. Quando se tem uma arma implacável destas, não se negoceia, impõe-se. O Governo respondeu então aos enfermeiros com outra imposição, a requisição civil. Para além das dúvidas jurídicas, fica uma grande questão política: pode uma greve ser financiada por fundos colectivos exteriores aos sindicatos?
Manuel Esteves Reformados de elite 27.01.2019 Manuel Esteves
Há boas razões para aumentar a idade-limite para se trabalhar no Estado, mas quando essa possibilidade fica dependente da aprovação do Governo, então há motivo para preocupação. Sobretudo quando se abre a porta a pagamentos que superam a pensão que o reformado receberia.
Manuel Esteves PSD: a quarta roda da geringonça 10.01.2019 Manuel Esteves 31
A geringonça arrancou trôpega com três rodas, mas avança agora segura com quatro. Acontece que esta quarta roda ameaça rebentar. Tanto pior para a roda porque a geringonça, essa, lá vai cirandando.
Manuel Esteves O PS que se cuide 20.12.2018 Manuel Esteves 122
Anda alguma coisa no ar. A brisa optimista que soprava em Portugal deu lugar a um vento irregular, que vira de direcção tão depressa como muda de intensidade. O país está melhor do que há três anos, sem dúvida, mas o problema é que devia estar muito melhor. E os portugueses mostram-se agora mais impacientes.

Marketing Automation certified by E-GOI