Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

O país que temos

05.07.2020

A persistência do atual nível de contágios na Área Metropolitana de Lisboa resulta essencialmente da conjugação de dois fatores: o elevado nível de testes realizados em Portugal, por um lado, e os níveis de pobreza do país, especialmente acentuados em alguns concelhos desta região.

Fantasia orçamental

24.05.2020

Centeno não entrou, e bem, na fantasia das previsões quando fez o Programa de Estabilidade, mas precisará de alguma fantasia para elaborar o orçamento retificativo que hoje começa a ser negociado com os partidos.

Cuidado com os indicadores 

03.05.2020

As taxas de desemprego e de inflação conhecidas na semana passada não refletem verdadeiramente o que se passa. A economia entrou nos cuidados intensivos e, pior, não tem meios que permitam diagnosticar o seu estado de saúde.

Ninguém fica para trás?

31.03.2020

Uma coisa é estimular e apoiar a aprendizagem das crianças, o que muitos professores diligentemente têm feito. Outra coisa, bem diferente, é achar que é possível prosseguir o ciclo letivo e os respetivos programas criando mini-escolas dentro das casas. Essa uma ilusão injusta e perigosa, que cria desigualdades e ameaça deixar para trás muitos alunos.

A força deste vírus está na sua fraqueza

08.03.2020

O Covid-19 é um vírus quase inofensivo para 80% das pessoas. No entanto, é esta sua fraqueza que o torna forte. Por ter sintomas discretos, muitas pessoas contaminadas nem sequer desconfiam disso facilitando a sua propagação e o contágio de idosos e pessoas doentes para quem o vírus constitui uma ameaça séria.

Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come

27.02.2020

É tentador tomar medidas drásticas para reduzir o contacto dos países com o exterior na vã esperança de impedir o contágio do novo coronavírus. No entanto, isso pode ser contraproducente e fazer mais mal do que bem à saúde das pessoas.

Função Pública: pobres mas felizes

20.02.2020

O Governo não tem dinheiro para pagar aos funcionários públicos e por isso oferece-lhes tempo. Mais férias, pré-reformas, conciliação da vida familiar com a vida profissional. É uma compensação que não vai ao défice e pode ajudar os funcionários a serem mais felizes. Mas trará isso melhores serviços públicos?

Orçamento, uma bola de cristal

06.02.2020

O orçamento para 2020 pode ser usado como uma espécie de bola de cristal da legislatura que aí vem. Costa mantém-se ao volante da geringonça, agora mais desengonçada, pôs Jerónimo no lugar do morto e não deixa Catarina sair do banco de trás. Resta saber em que estado saem da viatura quando ela se estampar.

Pensionistas: uns são filhos, outros enteados

23.01.2020

Os reformados com pensões mais baixas da Segurança Social não têm tido direito ao aumento extraordinário de 10 euros, enquanto os que têm pensões mais altas estão condenados a perder poder de compra.

Um orçamento sem escolhas

19.12.2019

Para governar, é preciso fazer escolhas claras e é isso que falta neste orçamento. Há muitas, mas poucas certeiras. Sem pontaria ou coragem para acertar, resta então ao Governo distribuir migalhas por todo o lado.

Haja saúde... que dinheiro não há

12.12.2019

O Governo deu um passo importante para a redução da suborçamentação do Serviço Nacional de Saúde mas pouco fez perante o problema de falta de financiamento, que é bem real. É um bom princípio começar pela gestão mas para chegar a um bom fim será mesmo preciso mais dinheiro.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
Publicidade
C•Studio