Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

A Trumpamerica morreu

10.10.2016

O debate desta madrugada colocou um ponto final no futuro político de Donald Trump. E ainda bem. O mundo suspira de alívio. Mas a campanha ainda não acabou...

Occupy White House

28.09.2016

Temos de ter uma economia justa. Para começar, temos de aumentar o salário mínimo nacional. E garantir às mulheres salários iguais para o mesmo trabalho.

Trump assustou alguém?

27.09.2016

Hillary ganhou. Mas ganhou o debate ou ganhou votos? Depende do susto que provocou nos eleitores indecisos ao despir Donald Trump do seu melhor fato de "angry white man" e ao retratá-lo como um bilionário sem escrúpulos.

Eurozombies

06.07.2016

Paul Pogba, o imponente e atlético médio centro da selecção de França, já jogou 4.161 minutos esta época, desde os amigáveis de Verão, há 365 dias, ao jogo da meia final do Europeu.

Conte, demasiado bom para o Europeu

30.06.2016

"A selecção é toda dele. Tem carisma, sabe o que quer e consegue tirar o máximo dos jogadores. Tacticamente é um fenómeno". As palavras são de Christian Vieri, um dos símbolos da Itália futebolística dos últimos 20 anos. E explicam a anomalia da selecção italiana neste Euro 2016: tem o treinador mais sobrequalificado da competição.

O Renato e o Sporting

27.06.2016

O Renato é mais que Renato nesta selecção. Renato é Benfica. Numa selecção que é do Sporting. E a relação entre Renato e o Sporting na selecção é todo um derby. Os sportinguistas acham-no sobrevalorizado e sem passe. Os benfiquistas gritam pelas suas correrias avassaladoras. #deusrenato.

O plano Lego

15.04.2014

O Governo, pela mão do secretário de Estado das Infra-estruturas e Transportes, Sérgio Monteiro, tem andado numa campanha eleitoral antecipada, com a bandeira da política de Fomento.

"O BES está bem e recomenda-se"

01.04.2014

A separação do BES do GES serve a todos. Se o BES caísse na sequência dos "desequilíbrios" no GES, caía a família toda, o sector bancário mergulhava na idade das trevas, o país ficava de novo refém de um banco sistémico.

Duas nódoas no colarinho branco

17.03.2014

O caso Jardim Gonçalves levantou uma onda de indignação contra o estado da Justiça em Portugal. E com razão. Mas o problema da prescrição das contra-ordenações do Banco de Portugal é apenas uma janela para um mundo mais complexo, que vai além de Jardim Gonçalves e das guerras de palavras entre o Banco de Portugal e os juízes. O chamado crime de colarinho branco goza de um regime duplamente favorável em Portugal.

Uma saída limpa muito suja

18.02.2014

Portugal vai sair limpinho da troika, depois do exercício forçado de desintoxicação de crédito, motivado por razões absolutamente artificiais e criadas nos laboratórios dos caçadores de "yields" (taxas de rendimento) altas.

Os lobos

21.01.2014

No último filme de Martin Scorsese – "O Lobo de Wall Street", uma ópera "pop" sobre os excessos de um corretor de bolsa – a única cena que se dedica a explicar as causas do sucesso da indústria financeira nos últimos 30 anos é protagonizada por Matthew McConaughey, que faz de mentor à personagem do exuberante Leonardo DiCaprio. Nessa cena é explicada a essência da actividade que mais barreiras sociais superou nas últimas décadas nos países desenvolvidos. O diagnóstico é simples: estes profissionais lucram com um mundo virtual, cujo sucesso é inversamente proporcional à eficácia real da sua actividade.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
Publicidade
C•Studio