Anteontem
Opinião Folha de assentos 25.05.2018 António José Teixeira
Atravessámos a semana celebrando a vida e a lucidez de Eduardo Lourenço. «Só temos passado à nossa disposição. É com ele que imaginamos o futuro» - dizia por alturas da Expo'98. Uma inspiração que abriu, mais uma vez, Portugal ao mundo. Celebração e memória num tempo pintado com a ironia de Júlio Pomar.
Manuel Falcão A esquina do Rio 25.05.2018 Manuel Falcão
Esta semana, um acontecimento infeliz, a morte do pintor Júlio Pomar, trouxe-me ao pensamento a responsabilidade de o serviço público ser o garante da preservação da memória de figuras importantes da cultura portuguesa.
João Quadros Metam-se na vossa morte 25.05.2018 João Quadros 263
Qualquer dia, até morrer mata! Que chatice! Já não se aguenta este tipo de informações. Agora faz tudo mal à saúde. Já não bastava o álcool, a carne de porco, o tabaco, o sal, o açúcar, agora, até a eutanásia mata!
Sessão de Abertura Tem a certeza de que quer concluir a operação? 24.05.2018 Patrícia Abreu
Quando se faz um pagamento ou uma transferência bancária é fundamental confirmar os valores envolvidos na operação e verificar se todos os dados estão correctos. Um número trocado e corre o risco de enviar dinheiro para alguém que nem sequer conhece.
Manuel Esteves O PS à beira do futuro 24.05.2018 Manuel Esteves
À medida que aumentam os sinais de que a maioria absoluta pode nunca chegar, cresce a angústia do PS, um partido que sabe de onde vem mas não sabe para onde vai.
Fernando Ilharco Máquinas mais inteligentes do que as pessoas? 24.05.2018 Fernando Ilharco
Inteligência é a capacidade de resolver problemas. Consciência é a capacidade de sentir esses problemas, de sentir a existência, a nós mesmos e ao mundo.
Camilo Lourenço António Costa: talentoso ou "habilidoso"? 24.05.2018 Camilo Lourenço 397
A forma como António Costa chegou à liderança do Governo, montando uma coligação improvável com a extrema-esquerda, surpreendeu tudo e todos. Até porque essa coligação tem resistido bem aos escolhos e é até provável que se aguente até final da legislatura.
Bruno Faria Lopes A EDP e o grande bónus da influência  24.05.2018 Bruno Faria Lopes 33
O controlo de uma empresa tão ligada ao regime como a EDP confirmará o Partido Comunista da China como o grande novo poder em Portugal.
Armando Esteves Pereira Concorrência desleal entre advogados  24.05.2018 Armando Esteves Pereira
O caso do conflito do eventual conflito de interesses entre o ministro Siza Vieira e os accionistas chineses da EDP levanta uma velha questão da nossa democracia.
Colunistas "Enorme" carga fiscal 24.05.2018 João Silva Lopes
Neste "estado da arte", é aceitável que a pouco mais de um ano do fim da legislatura, o Governo venha agora "acenar" com um plano de investimento de 350 milhões de euros em infra-estruturas e equipamentos na justiça nos próximos dez anos?
Fernando Sobral Donald Trump e a guerra à Europa 24.05.2018 Fernando Sobral
Com Trump não há mais máscaras: muitas das opções políticas e comerciais da sua administração fustigam a União Europeia.
Economistas As incógnitas conhecidas das sanções dos EUA contra o Irão 24.05.2018 Anatole Kaletsky
Os preços do petróleo afundaram 45% em 1991 e 35% em 2003, um mês depois de os EUA lançarem os seus ataques. Uma queda dessa dimensão parece inconcebível hoje, mas os preços do petróleo deverão cair, apesar das sanções contra o Irão - ou talvez por causa delas.
Opinião O valor humano na era digital 24.05.2018 Bethy Larsen
Não haverá era digital sem a valorização do melhor que o ser humano tem.
Opinião Portugal: a Flórida da Europa 24.05.2018 Mónica Santos Costa 28
França é um dos países que mais tem contribuído para aumentar o contingente de residentes não habituais (pensionistas e não só) em Portugal.
Celso Filipe O imposto inflamável 23.05.2018 Celso Filipe 130
Em 2016, quando criou o imposto adicional às taxas do ISP, o Governo prometeu que a medida seria neutral e que haveria uma correcção caso os preços subissem. Acontece que durante estes anos o Governo teve um aliado precioso, a baixa do preço do barril de petróleo, para fazer esta medida passar pelos pingos da chuva.
Colunistas CPLP: uma visão ambiciosa exige uma ação determinada 23.05.2018 Francisco Mantero
Não tendo os países lusófonos fronteiras terrestres comuns, todos estão contudo ligados pelos oceanos que banham os seus territórios continentais e insulares.