Isabel Stilwell Dar de mamar não é um capricho 20:10 Isabel Stilwell
O primeiro leite, que a DGS tão levianamente sugere que se deite para o lixo, é só o maior shot de defesas contra todas as doenças, um bebé a sugar ao peito, a melhor forma de evitar uma hemorragia pós-parto e uma fonte de oxitocina, a hormona que “cola” as relações para a vida.
Paulo Carmona Sempre solidários 19:25 Paulo Carmona
O nosso PM sabe e receia. Sem culpa numa recessão que normalmente derruba governos. Teve a sorte do turismo e o azar da covid. Talvez pudesse ter evitado a descida do IVA na restauração, contratar menos funcionários públicos ou não ter insistido na cara redução para as 35 h.
Joaquim Aguiar Economistas para quê? 18:59 Joaquim Aguiar
Não há estímulos que funcionem se não se sabe quando a oferta retoma, e não há orçamento que se controle quando não se sabe o que irá ser o custo da epidemia, como não há legislação de lay-off que possa ter utilidade num choque de oferta e de procura com esta intensidade.
Jorge Fonseca de Almeida A pandemia e o desprezo seu pelos heróis 17:05 Jorge Fonseca de Almeida
É necessário fornecer-lhes máscaras, equipamentos de proteção, acesso a testes frequentes para que possam trabalhar com tranquilidade e sem enfrentar perigos desnecessários. Por outro é necessário reconhecer o seu esforço e risco através de um subsídio de risco mesmo que de carácter temporário.
Opinião Apoio urgente, justo e cego 17:05 Octávio Ribeiro
Se não integrar as receitas das vendas nos critérios de ponderação dos apoios, o Governo estará a desenhar um fato justo apenas para alguns. Curiosamente os que têm a informação como mera função secundária.
Economistas Desigualdade viral – parte 2 14:00 Ian Goldin
A volatilidade política gerada pela desigualdade cria incerteza, corroendo assim o investimento e a confiança dos empresários. Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), o aumento de um ponto percentual na desigualdade leva, em média, a uma diminuição entre 2,5% e 3% do PIB nacional, no longo prazo, nos países de rendimentos médios.
Ontem
André Veríssimo Rumo à normalidade possível 06.04.2020 André Veríssimo 23
Ninguém quer cantar vitória antes do tempo. É prudente, até porque baixar a guarda pode deitar todo o esforço a perder. No sábado a ministra da Saúde dizia que “não temos ainda uma luz concreta ao fundo do túnel”. Mas os últimos dados são animadores e essa luz é já visível em Itália, em Espanha, na Áustria ou na Noruega. O que significa que se torna premente discutir e planear o regresso à normalidade possível.
Camilo Lourenço Como o Governo se quer dissociar da austeridade 06.04.2020 Camilo Lourenço 221
É aí que reside a razão do endurecimento do segundo estado de emergência. Costa quer controlar a situação melhor do que outros países (colhendo louros disso) e passar a imagem de que só não fará melhor na economia se a União Europeia não ajudar
João Carlos Barradas Petróleo a rodos com a covid-19 06.04.2020 João Carlos Barradas
Apreciações contraditórias e voláteis sobre a amplitude da recessão global e seus impactos nacionais condicionam compromissos sobre a estabilização do mercado petrolífero a braços com uma oferta excedentária que ultrapassa os 25 milhões de barris/dia.
Rui Patrício O tribunal nos tempos de vírus 06.04.2020 Rui Patrício
Todavia, como em tudo na vida, há que buscar algum equilíbrio, quer entre a gravidade do risco e os efeitos das medidas para a sua prevenção, contenção e combate, quer entre a segurança aconselhável e a insegurança e a ousadia necessárias.
Adolfo Mesquita Nunes Aos que usam o estado de emergência para confirmação ideológica 06.04.2020 Adolfo Mesquita Nunes
Não pode dizer-se que a crise que aí vem, motivada por uma paragem da economia, é sinónimo de fracasso do capitalismo ou liberalismo, quando essa paragem é exterior ao sistema, foi decidida pelo Estado, por mais acertada que seja a decisão.
Opinião Os heróis da distribuição 06.04.2020 José Rousseau
O Coronavírus explodiu em todo o mundo e ameaça (quase) tudo implodir.
Colunistas Da era da velocidade à era da felicidade 06.04.2020 Tiago Franco 144
África, por seu lado, é um continente sem controlo, sem chance para se defender de uma pandemia. Fará o que Boris Johnson quis fazer em Inglaterra – não por vontade própria – mas por falta de meios: a imunidade de grupo.
Economistas Desigualdade viral - parte 1 06.04.2020 Ian Goldin
As desigualdades de rendimento e património, no acesso aos cuidados de saúde e aos cuidados infantis e em muitos outros domínios irão agora moldar a trajetória da pandemia nos próximos meses e anos, especialmente quando as taxas de mortalidade começarem a disparar em comunidades fortemente carenciadas e em desvantagem.
Alexandre Real Nação valente e imortal, Levantai hoje de novo a economia de Portugal 06.04.2020 Alexandre Real 254
Vamos produzir ao máximo, prestar serviços ao máximo, exportar ao máximo, comprar produtos portugueses. E quando for permitido não vamos deixar outros compatriotas sem trabalho.
Investidor Privado Bull & Bear: A resposta monetária e orçamental 06.04.2020 Elena Domecq
Ainda é cedo para prever com precisão o impacto final do coronavírus na atividade económica e nos lucros das empresas.
Ulisses Pereira Analistas transformados em epidemiologistas 06.04.2020 Ulisses Pereira 33
Os mercados descontaram de uma forma abrupta aquilo que a economia e as empresas sofrerão nos próximos tempos.

Marketing Automation certified by E-GOI