Cronologia do passado recente do independentismo catalão
A longa história do independentismo da Catalunha acelerou a partir da chegada ao poder de Artur Mas. Nos últimos anos os episódios são múltiplos, com a convocação de um referendo depois realizado em forma de consulta não vinculativa, com leis aprovadas pela Generalitat e depois declaradas nulas pelo Tribunal Constitucional de Espanha, e crises no bloco separatista catação.
Entrar
09.09.2014
Consulta popular não vinculativa
Gorada a tentativa da Generalitat de promover um referendo sobre a independência da Catalunha, o governo autonómico de Artur Mas contorna a inconstitucionalidade decretada pelo TC com a promoção de uma consulta popular não vinculativa. O "sim" consegue 80,72% dos votos, mas a participação é de apenas 36%. Mas fala em "êxito total".
X fechar
09.01.2015
Artur Mas indiciado por actos ilegais
O Tribunal Superior de Justiça da Catalunha (TSJC) cita o presidente da Generalitat por, apesar de o TC ter suspendido a consulta popular, Artur Mas ter mesmo assim realizado "actos jurídicos e materiais" com vista à organização da consulta popular não vinculativa. O TSJC alude à utilização indevida de dinheiros públicos.
X fechar
25.02.2015
TC chumba consulta popular e lei das consultas
O Tribunal Constitucional de Espanha considera nula e sem efeitos a consulta popular sobre a independência da Catalunha levada a cabo pela Generalitat. Os juízes do Constitucional declaram ainda como nula a lei, aprovada meses antes pelo governo catalão, das consultas que serviu para enquadrar o plebiscito.
X fechar
17.06.2015
CiU desintegra-se
Devido a divergências profundas no seio da Convergência e União (CiU) sobre o processo soberanista, a federação de partidos nacionalistas termina após 37 anos de unidade. "O projecto político de federação da CiU acabou", anuncia o secretário-geral da CDC (Convergência Democrática da Catalunha), Josep Rull.
X fechar
20.07.2015
Nasce a coligação soberanista Juntos pelo Sim
Da coligação independentista que junta a CDC, do conservador Artur Mas, e a Esquerda Republicana da Catalunha (ERC), de Oriol Junqueras, fazem também parte pequenas forças partidárias e associações cívicas soberanistas. O independente Raul Romeva é escolhido para liderar a coligação, reforçando o carácter nacionalista da aliança.
X fechar
27.09.2015
Independentistas sem maioria dos votos
As eleições antecipadas por Artur Mas dão a maioria dos assentos parlamentares às forças independentistas (Juntos pelo Sim e CUP) que, porém, não conseguem alcançar a maioria dos votos. "Ninguém pode dizer que, a partir de agora, não temos legitimidade para fazer o que queremos fazer", sustenta, ainda assim, Raul Romeva.
X fechar
10.01.2016
Puigdemont é o novo presidente da Generalitat
A recusa da CUP em viabilizar a investidura de Artur Mas acaba com Carles Puigdemont como novo líder do governo catalão. O ex-autarca de Girona afirma-se como o presidente da "pós-autonomia e pré-independência". Puigdemont define ainda um prazo de 18 meses para a criação de uma república catalã.
X fechar
09.06.2017
Novo referendo agendado para 1 de Outubro
Carles Puigdemont anuncia o referendo independentista para o dia 1 de Outubro (1-O) e revela a pergunta que será colocada aos eleitores catalães: "Quer que a Catalunha seja um Estado independente sob a forma de República." No anúncio, o presidente da Generalitat não explica como pretende contornar o veto de Madrid.
X fechar
06.09.2017
Parlament aprova lei do referendo
O parlamento da Catalunha (Parlament) aprova a lei do referendo e convoca oficialmente a consulta popular sobre a independência catalã para 1-O. Maioria soberanista cala a oposição e recorre a expedientes parlamentares para, à última hora, mudar a ordem dos trabalhos e aprovar com "urgência extraordinária" a lei do referendo.
X fechar
07.09.2017
TC chumba lei do referendo
Após o pedido de inconstitucionalidade feito pelo conselho de ministros chefiado Mariano Rajoy, o Tribunal Constitucional chumba a lei do referendo. Rajoy avisa que fará "tudo o que for necessário, sem renunciar a nada, para evitar" a realização do referendo. Também neste dia, o Parlament aprova uma segunda lei de desconexão para enquadrar a secessão da Catalunha.
X fechar
12.09.2017
Procuradoria dá ordens para impedir "delito"
A Procuradoria da Catalunha dá instruções aos Mossos d'Esquadra (sob alçada da Generalitat), à Guardia Civil e ao Corpo Nacional de Polícia da Catalunha para impedirem a "consumação do delito" e para "apreenderem urnas" e todo o material destinado à preparação do referendo de 1-O. TC suspende lei de ruptura da Catalunha.
X fechar
20.09.2017
Madrid retalia em força
As autoridades espanholas (Guardia Civil) detêm 14 dirigentes da Generalitat envolvidos na organização da consulta popular, vários registos relacionados com o referendo e apreenderam
10 milhões de boletins e material variado de propaganda soberanista. Puigdemont critica "suspensão de facto da autonomia catalã".
X fechar