Deputados: Esquerda gosta de ensinar. Direita prefere lidar com a lei
Clique para entrar
Olhando para os 230 deputados do Parlamento, conclui-se que a direita é mais qualificada e a esquerda um pouco mais feminina. Mas o que mais salta à vista é o domínio dos advogados e juristas nas bancadas da direita e o dos professores nos grupos da esquerda.
Partido Social Democrata
Menos de 50 anos e licenciados
Entre os 89 deputados eleitos pelo PSD, cerca de metade é licenciada, 14% têm mestrado e 18% têm uma pós-graduação ou doutoramento, o que torna a bancada laranja a segunda mais qualificada. A maioria dos deputados desempenha funções associadas ao Direito (advogados e juristas). Com uma média de idades de 47 anos, o PSD tem a segunda bancada parlamentar mais velha. Na bancada social-democrata, sentam-se 28 mulheres, menos de um terço do grupo parlamentar.
Partido Socialista
A Bancada dos professores
O deputado mais velho (Alexandre Quintanilha), de 70 anos, senta-se na bancada socialista, onde a média de idades é de 50 anos, sendo que 44 anos é a idade que mais se repete. Com cerca de 37% dos deputados com uma licenciatura, os socialistas são também os que mais deputados têm sem informação sobre a sua formação académica, cerca de 40%. Entre as profissões, destaca-se a presença dominante de professores e autarcas.
Bloco de Esquerda
Bloco é o mais jovem e mais qualificado
Com cerca de 31% dos deputados na faixa etária abaixo dos 30 anos, o Bloco de Esquerda é o grupo parlamentar que coloca mais jovens na Assembleia. O parlamentar mais novo (Luís Monteiro), de 22 anos, sentar-se-á pela primeira vez na Assembleia da República, tal como outros 10 (de um total de 19). A maioria tem mestrado e licenciatura. As profissões que mais se repetem são as de professor e economista. Destaque para a porta-voz do partido, Catarina Martins, que é actriz.
CDS-PP
Advogados e juristas dominam bancada
A bancada do partido de Paulo Portas é composta essencialmente por advogados e juristas (72%). No total dos 18 deputados eleitos, 13 são licenciados, dois têm mestrado, dois são doutorados e um tem uma pós-graduação. Nesta bancada, o deputado mais velho tem 55 anos e a idade que mais se repete é 38 anos, sendo que a média de idades dos deputados é de 45 anos, faixa etária onde se localizam a maioria dos parlamentares. É o único partido que não tem deputados com idade superior a 61 anos.
CDU
A bancada mais próxima da paridade
As bancadas do Partido Comunista e de Os Verdes são maioritariamente compostas por parlamentares entre os 31 e os 40 anos. Este é o grupo parlamentar cuja paridade está mais equilibrada, com sete deputadas eleitas num total de 17 assentos parlamentares. Entre os deputados eleitos, as profissões mais comuns são de jurista e psicólogo, sendo que 11 deputados têm licenciatura, dois têm mestrado e apenas um tem doutoramento. Na bancada da CDU estreiam-se dois parlamentares.