Chipre

No Chipre, na 12.ª posição, são necessárias 65 horas no IRS, 39 no IVA e 23 no IRC. Contas feitas, os contribuintes perdem 127 horas em média por ano parar cumprir as obrigações destes três impostos.

X fechar

Grécia

É para cumprir obrigações de IRC que é exigido o maior número de horas aos contribuintes na Grécia: 78 horas, mais do dobro da média. País fica abaixo da média no IRS. Ocupa a 23.ª posição.

X fechar

Eslovénia

A Eslovénia é o 28o país que menos horas exige aos seus contribuintes no cumprimento das obrigações fiscais. O tempo necessário está praticamente equiparado entre famílias e empresas.

X fechar

Itália

Os contribuintes de Itália perdem 238 horas por ano com as obrigações fiscais, mais de metade no IRS. Embora Itália ocupe a 26a posição no número de horas total, no que diz respeito apenas a este imposto fica atrás apenas da Bulgária.

X fechar

Portugal

Os contribuintes portugueses gastam por ano 243 horas no IRS, IRC e IVA. Portugal ocupa a 27a posição. É IRC que se gastam menos horas.

X fechar

Espanha

Em Espanha (19.ª posição) são exigidas 152 horas para cumprir o conjunto das obrigações fiscais. Embora sejam exigidas 84 horas no IRS (quase o mesmo que Portugal, Espanha pede perto de metade das horas para cumprir o IRC (33 contra 63) e de um terço no IVA (35 contra 90).

X fechar

Holanda

Entre as 119 horas necessárias, é no IRS que o contribuinte holandês perde mais tempo. São 64 horas por ano. O Fisco exige 34 horas para cumprir com o IVA e mais 21 para o IRC. Ocupa a 10.ª posição.

X fechar

Finlândia

São necessárias 93 horas para cumprir as obrigações fiscais: 48 no IRS, 24 no IVA e 21 no IRC. A Finlândia ocupa a 7.ª posição.

X fechar

Bélgica

É a cumprir obrigações relacionadas com o IVA que o contribuinte belga perde mais tempo: 75 horas em média por ano. São precisas depois mais 40 para IRS e 21 para o IRC. Ocupa o 15.º lugar.

X fechar

França

A França, mais um país comparável com Portugal, exige 139 horas para cumprir as obrigações fiscais. No IRS o tempo despendido aproxime-se de Portugal (80 horas), no IVA França é três vezes mais rápida (31 horas contra 90). Ocupa a 16.ª posição.

X fechar

Áustria

Entre as 131 horas exigidas para cumprir obrigações fiscais na Áustria, que ocupa a 14.ª posição, são gastas 50 horas com o IRS e 46 horas no IRC. É no IVA que é dispensado menos tempo: 35 horas.

X fechar

Alemanha

Na Alemanha, no 25. lugar, o contribuinte perde um total de 218 horas por ano com obrigações fiscais, mais de metade no IRS. A Alemanha é o terceiro país que mais horas exige neste imposto.

X fechar

Luxemburgo

São necessárias 54 horas para cumprir as obrigações fiscais no Luxemburgo, que ocupa a 3.ª posição. Os contribuintes perdem mais tempo com o IVA. O Luxemburgo exige 14 horas para cumprir as obrigações relacionadas com IRS – o número mais baixo de todos os países.

X fechar

Irlanda

Na Irlanda, na 5.ª posição, são necessárias 82 horas para cumprir com as obrigações fiscais. O país pontua melhor no IRC, exigindo 12 horas, e pior no IRS, onde são necessárias 40 horas.

X fechar

Eslováquia

Com 169 horas exigidas, ocupa a 22ª posição entre os 32 países. É no IVA que é exigido o maior número de horas: 84. País fica abaixo da média no IRS e no IRC.

X fechar

Lituânia

Das 109 horas que os contribuintes gastam em média por ano para cumprir as obrigações fiscais, a grande maioria vai para o IVA: 57 horas. No IRS, o contribuinte perde 34 horas e no IRC 18. A Lituânia ocupa a 8.ª posição.

X fechar

Suécia

Na Suécia, que ocupa a 11.ª posição, são as empresas que mais tempo perdem a cumprir obrigações: no IRC são necessárias 50 horas. São necessárias 36 horas no IRS e o mesmo período no IVA.

X fechar

Malta

Apesar de Malta (na 17.ª posição) estar abaixo da média no número de horas necessárias para cumprir as obrigações fiscais (139), fica entre os países que mais tempo exigem no IRS – 92 horas por ano.

X fechar

Letónia

Os contribuintes na Letónia perdem 169 horas para cumprir as obrigações de IRS (80 horas), de IVA (66 horas) e de IRC (23 horas). Ocupa a 21.ª posição.

X fechar

Polónia

No pódio dos últimos, a Polónia exige 260 horas por ano aos seus contribuintes no cumprimento das obrigações fiscais. Só em IVA e IRS exige quase 200.

X fechar

Reino Unido

Um dos países comparáveis com Portugal, o Reino Unido exige quase metade das horas que o Fisco português exige para cumprir o IRS. São 48 contra 90. Nos três impostos, são necessárias 110 horas. Ocupa a 9.ª posição.

X fechar

Estónia

É o país que exige menos horas para preparar, preencher, entregar e pagar IRS, IVA e IRC. No total são 50 horas. É no IRC que são necessárias menos horas: apenas 5. Ocupa a 1.ª posição.

X fechar

Suíça

Os contribuintes gastam 63 horas em media por ano para cumprir as obrigações fiscais na Suíça, que ocupa a 4.ª posição. No IVA são necessárias 8 horas, no IRC 15 horas e no IRS 40.

X fechar

Dinamarca

Na Dinamarca, que está no 13.º lugar, as famílias gastam mais do dobro que as empresas para cumprir as suas obrigações fiscais: no IRS são necessárias 65 horas, no IRC gastam-se 25 horas. No IVA, gastam-se 40 horas.

X fechar

Croácia

Na Croácia, que o ocupa posição número 24, é o primeiro país a gastar mais de 200 horas, das quais quase metade (96) são no IRS.

X fechar

República Checa

Com 248 horas exigidas por ano, a quase totalidade vai para o IRS e o IVA. No IRC, a república checa, que ocupa no geral a 29a posição, fica bem na fotografia.

X fechar

Bulgária

A Bulgária é o país onde são necessárias mais horas para cumprir as obrigações fiscais e essa diferença destaca-se: são necessárias 453 horas. Só no IRS são 256 horas, a que se somam 165 no IVA. Já no IRC o país fica abaixo da média: 32 horas.

X fechar

Húngria

A Hungria é o segundo país que mais horas exige aos seus contribuintes para o cumprimento das obrigações fiscais. São 277 horas, repartidas por 146 no IRS, 96 no IVA e apenas 35 no IRC.

X fechar

Roménia

Com 163 horas exigidas, ocupa a 20ª posição. É no IRS que é exigido o maior número de horas: 82. No IRC são necessárias apenas 25 horas por ano. No IVA o número volta a subir, para 56

X fechar

Islândia

Na Islândia (18.ª posição) , são necessárias 40 horas no IRC mais 40 horas no IVA. No IRS, são mais 60. Contas feitas, os contribuintes islandeses perdem 140 em média por ano com obrigações fiscais.

X fechar

San Marino

Neste país, que ocupa a 2.ª posição, são necessárias 52 horas para cumprir com as obrigações fiscais. Mas a grande maioria diz respeito ao IRS. É que no IVA não é preciso perder tempo e no IRC são exigidas apenas 4 horas.

X fechar

Noruega

No total as 83 horas exigidas para cumprir as obrigações de IRS, IRC e IVA, mais de metade são necessárias para o IVA. No IRC, o Fisco norueguês (na 6.ª posição) exige 24 e no IRS é onde exige menos: só 15.

X fechar
Voltar ao mapa Mundo