Como vai ficar a administração da Mota-Engil
A 30 de junho, a Mota-Engil vai nomear novo conselho de administração, que já espelha a entrada do novo acionista, a chinesa CCCC. O conselho é diminuído de 20 para 14 pessoas.

Ana Paula Chaves e Sá Ribeiro
Já faz parte do conselho de administração da Mota-Engil, sendo considerada membro independente. É, de acordo com o curriculum, gerente da Sítio Valverde e da About Town.

X

Sofia Salgado Cerveira Pinto
É também membro independente do conselho geral e de supervisão da EDP - entrou este ano - e já tem um papel idêntico na atual administração da Mota. É professora na Católica Porto Business School.

X

Isabel Vaz
Lidera a Luz Saúde, empresa detida pelos chineses da Fosun. É uma estreante no conselho de administração da Mota-Engil. Está também no conselho dos CTT.

X

Francisco Seixas da Costa
Foi embaixador. E é membro não executivo também na Jerónimo Martins, além de conselheiro em várias entidades. Já faz parte do atual conselho de administração da construtora.

X

Maria Paula Mota de Meireles
Das três irmãs de António Mota, é a única que consta da proposta para o conselho de administração da Mota-Engil. No atual conselho, estão as três irmãs - Maria Paula, Maria Teresa e Maria Manuela.

X

Carlos Mota dos Santos
É o vice-presidente com funções executivas. É sobrinho de António Mota e tem subido no grupo de construção. Já foi líder da Mota-Engil América Latina e hoje é vice-presidente da comissão executiva.

X

Gonçalo Moura Martins
É o presidente executivo da Mota-Engil e é nessa função que deverá permanecer, embora não seja explícito na convocatória à assembleia-geral quem serão, desta equipa, os elementos executivos.

X

Manuel António da Mota
Filho do “chairman” António Mota também tem subido na organização, sendo atualmente o líder das unidades de negócio da Europa e de África.

X

Wang Xiangrong
Entra na administração por conta da CCCC. Segundo o curriculum, é atualmente contabilista-chefe na China Road and Bridge Corporation Ltd. (CRBC) Sérvia, desde 2017.

X

Tian Feng
A engenheira-chefe adjunta na CCCC Highway Consultants Co. Ltd. e diretora-geral na Chelbi Engineering Consultants desde 2019 assume também um cargo na Mota-Engil.

X

Ping Ping
Pela CCCC, Ping Ping é, de acordo com o curriculum, subdiretora-geral do departamento jurídico e de risco da CCCC e da China Communications Construction Group desde 2020.

X

Xiao Di
Também ligado ao acionista chinês, Xiao Di é, de acordo com o curriculum, assessor do diretor-geral e diretor do departamento de investimentos internacionais da CCCC desde 2019.

X

Wang Jingchun
Desde 2021 que é o diretor-geral do departamento de negócios internacionais da China Communications Construction Company (CCCC), a nova acionista da Mota-Engil.

X

António Mota
Presidente do conselho de administração, António Mota é a cabeça do grupo familiar. Continua a sentar-se como líder, com funções não executivas, na Mota-Engil. É também o presidente da MPG que ficou com 40% da construtora.

X