O que é que a Ordem dos Contabilistas tem de melhor?
Paula Franco
Lista A
A sua estrutura, a sua capacidade para servir os membros. Também o manancial de conhecimento que quer a OCC quer os seus membros têm.
Filomena Martins
Lista B
O poder que tem em termos de conseguir o reconhecimento da profissão e da sua importância junto da sociedade. A Ordem dos Contabilistas Certificados já teve esse poder, que agora se perdeu. Não existe.
Lopes Pereira
Lista C
A capacidade de compreender a realidade económica do país e de estar a ajustar permanentemente a profissão às suas necessidades, às necessidades da economia e às necessidades de resposta à fiscalidade. E é a riqueza dos seus membros que permite isto.
José Araújo
Lista D
Estatuto e dimensão. Somos mais de 70 mil e isso indicia que há uma grande integração na sociedade e na actividade económica, nas PME e nas grandes empresas. Uma presença transversal mas organizações e em diferentes cargos e funções.
Qual é o pior legado que o futuro bastonário recebe?
Paula Franco
Lista A
Uma classe que se encontra enfraquecida pelo excesso de trabalho. Será difícil contrariar a tendência dos últimos tempos que tem levado a uma diminuição da qualidade de vida dos contabilistas por causa do excesso das obrigações fiscais.
Filomena Martins
Lista B
As deficientes relações com os principais organismos do Estado, da Autoridade Tributária e Aduaneira à Segurança social. Vai ser uma grande batalha lutar pelos nossos direitos e isso até agora não tem sido conseguido.
Lopes Pereira
Lista C
O divórcio entre os membros e a instituição, que ocorre porque a OCC nem sempre foi capaz de perceber as necessidades dos membros e de estar próximos deles - além do desgaste que provoca ter tido um timoneiro à frente durante tantos anos.
José Araújo
Lista D
A submissão à Autoridade Tributária e Aduaneira. Começámos como parceiros e acabámos como subordinados. Éramos ouvidos, mas isso deixou de acontecer ao longo dos tempos. Fomos perdendo autoridade e voz.
Se for eleito/a, qual é a primeira medida que toma?
Paula Franco
Lista A
Devolver qualidade de vida aos contabilistas, abrir as contas da ordem e divulga-las aos contabilistas e dar informação sobre tudo o que se faz na ordem aos contabilistas.
Filomena Martins
Lista B
Reunir com os diversos responsáveis, para me inteirar de tudo. Sem esse estudo prévio, não é possível tomar grandes decisões. Como candidata há muitas coisas a que não tenho acesso e analisar a situação só pelos relatórios e contas não é suficiente.
Lopes Pereira
Lista C
A libertação os lóbis e dos interesses instalados na instituição, principalmente na área da formação que vão tornando a OCC cada vez mais refém de um núcleo restrito de pessoas. Isso passa por rever contratos, parcerias e protocolos.
José Araújo
Lista D
Reformular a relação com a AT e reorganizar economica e financeiramente a Ordem, que, tendo um orçamento de 20 milhões de euros, tem dificuldades em pagar compromissos correntes.
Qual dos outros candidatos não se importaria que estivesse na sua lista e porquê?
Paula Franco
Lista A
Nenhum porque não me oferecem confiança nem credibilidade para tal. Na minha lista as pessoas foram escolhidas pelas suas características de serviço à Ordem e aos contabilistas e não para se servirem da Ordem.
Filomena Martins
Lista B
Não queria nenhum. Todos têm os seus prós e contras, mas a principal razão para esta minha opção é que todos eles, de uma forma ou de outra, têm alguma ligação à Ordem, actualmente ou no passado. E a minha é uma lista independente, constituída apenas por contabilistas.
Lopes Pereira
Lista C
O José Araújo (lista D) porque, embora tenhamos diferenças substantivas relativamente à forma como vemos a profissão, há muitos pólos comuns que eram susceptíveis de fazer pontes.
José Araújo
Lista D
Na minha lista gostava de ter todos os acrescentassem valor ao projecto, pelo que não me importava de ter qualquer um deles. Porque todos têm qualquer coisa de bom a acrescentar. Sendo bastonário, conto com pessoas de outras listas.
Porque é que um contabilista deve votar em si?
Paula Franco
Lista A
Porque represento a credibilidade, a confiança, a competência e a transparência.
Filomena Martins
Lista B
Por todo o percurso que tenho feito e do qual já dei provas, e porque tenho ideias inovadoras. E, ainda, pelo facto de esta ser uma candidatura independente, constituída por contabilistas e para contabilistas.
Lopes Pereira
Lista C
Porque é a equipa melhor. Não estamos ligados a nenhum lóbi, nenhum interesse, e somos todos contabilistas certificados em exercício efectivo de funções - e isso faz toda a diferença. É por isso que a nossa proposta assume um grau de compromisso maior.
José Araújo
Lista D
Porque sei o que sofrem e conheço os problemas objectivos da profissão, porque vivi muitos anos essa realidade. Sei como lhes dar resposta e tenho uma visão de longo prazo para a profissão.