Qualidade de vida
Lisboa é a décima quinta cidade com melhor qualidade de vida, entre as 47 analisadas. Este é um indicador composto de vários outros, sendo a capital portuguesa beneficiada pelas notas relativas a clima, segurança, custo de vida e tempo médio de deslocação para o trabalho. O pior vem do poder de compra e do rácio entre custos do imobiliário e rendimento mensal.

X fechar


X fechar
Salário líquido
No salário líquido, Lisboa é pouco competitiva, surgindo na 37ª posição. Zurique tem os melhores salários médios após impostos e Jacarta, na Indonésia, os piores.

X fechar


X fechar
Renda média
Numa renda de uma casa com dois quartos do segmento médio Lisboa surge na segunda metade da tabela, ou seja, entre os mais baratos. No entanto, os dados apresentados pelo relatório não parecem ter capturado a subida dos preços nos últimos anos.

X fechar


X fechar
Rendimento após a renda
No rendimento disponível após o pagamento da renda de casa Lisboa surge mal situada, na 36ª posição.

X fechar


X fechar
Viagem de fim-de-semana
Lisboa é uma cidade atractiva e barata para uma escapadinha de fim de semana, definida no relatório como: duas noites num hotel de 5 estrelas, duas refeições baratas e duas mais caras para dois, aluguer de carro durante dois dias, duas cervejas, quatro refrigerantes e algumas compras de roupa. Milão é a cidade mais cara, Istambul a mais barata.

X fechar


X fechar
Saída a dois
Uma saída a dois é coisa para provocar um rombo no orçamento de quem escolher Zurique para o fazer. Já Lisboa surge na 34ª posição, em termos do custo de: táxi, refeição simples para dois, refrigerantes, bilhetes de cinema e algumas cervejas. Manila, nas Filipinas, é a mais barata.

X fechar


X fechar
Maus hábitos
O indicador com o nome mais surpreendente chama-se “índice dos maus hábitos”, e é muito simplesmente o custo de cinco cervejas e dois maços de tabaco. Lisboa é aqui a sétima cidade mais barata, entre as 47 analisadas.

X fechar


X fechar
iPhone 7
O preço de um iPhone 7 tem menos flexibilidade do que outros indicadores. De qualquer forma, é mais caro na Turquia e mais barato no Japão e nos EUA.

X fechar


X fechar
Aluguer de carro
A cidade mais cara para alugar um carro é Amesterdão. Lisboa está na 25ª posição entre as 35 cidades com dados disponíveis.

X fechar


X fechar
Hotel de 5 estrelas
Os turistas adoram Portugal e um dos motivos terá de ser o ainda baixo custo do alojamento. No que toca a um quarto num hotel de cinco estrelas, mais barato que Lisboa só Varsóvia, Istambul e Manila. Os hotéis de Milão são os mais caros, até porque historicamente a procura supera a oferta na cidade italiana.

X fechar


X fechar
Coca-Cola
Por dois litros de coca-cola paga-se o equivalente a 95 cêntimos de dólar em Manila, e quatro vezes mais em Oslo.

X fechar


X fechar
Cerveja
Beber uma cervejinha num bar é mais barato em Lisboa do que em quase todas as cidades analisadas. Só em Joanesburgo e em Praga se consegue gastar menos. Oslo volta a repetir a liderança neste indicador.

X fechar


X fechar
Par de ténis
Lisboa é barata em várias coisas, mas roupa importada não é necessariamente uma delas. No custo de um par de ténis de marca, ficamos a meio da tabela. Já se for de férias a Copenhaga, não conte trazer de lá umas sapatilhas novas.

X fechar


X fechar
Par de jeans
No preço de uns jeans da Levi’s ou equivalente, estamos claramente acima da média, na 15ª posição.

X fechar


X fechar
Passe de transportes
O custo dos transportes em Lisboa já foi bem mais baixo, mas continua relativamente competitivo. Um passe mensal é mais caro em Londres e mais barato na Índia.

X fechar


X fechar
Volkswagen Golf
Os salários não são altos por cá, mas há coisas que custam muito dinheiro. Um carro médio (um Volkswagen Golf ou equivalente), sem extras, é mais barato na Índia e mais caro em Singapura. Mas Portugal fica num inflacionado sexto lugar, culpa sobretudo da fiscalidade.

X fechar


X fechar
Gasolina
Nos preços da gasolina, o panorama é ainda pior para os lisboetas e portugueses em geral. Entre as 47 cidades mundiais analisadas, só três pagam mais para atestar o depósito: Hong-Kong, Amesterdão e Oslo.

X fechar


X fechar
Viagem de táxi
Se for a Zurique, evite andar de táxi, ou vai sair-lhe caro. Já em Nova Deli pode ser uma boa opção, se não estiver preocupado com o caos do trânsito. Lisboa está na primeira metade da tabela das cidades mais caras para uma viagem de táxi.

X fechar


X fechar
Bilhete de cinema
Numa ida ao cinema, Lisboa até é barata, comparativamente, embora longe da promoção de Kuala Lumpur. Zurique volta a liderar, nos bilhetes de cinema.

X fechar


X fechar
Ginásio
Uma mensalidade de ginásio é uma pequena fortuna em Tóquio, mas Lisboa também está na primeira metade da tabela.

X fechar


X fechar
Corte de cabelo
Para cortar o cabelo, nada como as cidades indianas (falando apenas do custo, naturalmente). Peço preço de uma ida ao barbeiro em Zurique, podia ir cinco vezes em Lisboa.

X fechar


X fechar
Tabaco
Para quem fuma, é melhor guardar um orçamento especial se estiver na Austrália ou na Nova Zelândia. Em Manila e na Indonésia é onde custa menos um maço de Marlboro.

X fechar


X fechar
Jantar no pub
Lisboa é um sítio barato para comer, comparativamente. Neste caso, o indicador mede o custo médio de uma refeição num ‘pub’ do bairro, para duas pessoas.

X fechar


X fechar
Jantar italiano
Se pretender um jantar mais requintado num restaurante de comida italiana, Lisboa continua a ser competitiva, embora não tanto como a campeã, Bangalore. Em Oslo, a conta já é mais puxada.

X fechar


X fechar