Outros sites Cofina
Notícia

Beatrix Anton-Groenemeyer: “Investimento sustentável reduz fatores de risco”

Beatrix Anton-Groenemeyer, responsável pelo departamento de sustentabilidade da Allianz GI, acredita que a pandemia vai reforçar a tendência de crescimento do investimento sustentável.

Patrícia Abreu pabreu@negocios.pt 28 de Maio de 2020 às 11:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A pandemia vai travar a procura por soluções de investimento sustentável?

A crise pandémica vai fortalecer a tendência secular em torno do investimento sustentável. Todos vemos a necessidade de reiniciar a economia mas há um consenso crescente que isso não será da mesma forma ou mais do mesmo. A crise avivou a nossa visão de que há mais que retorno financeiro.

Qual a estratégia da Allianz GI nesta área?

A nossa estratégia passa por continuar a incorporar considerações de risco ESG em todos os nossos processos de investimento; converter produtos em portefólios SRI (Investimento responsável e sustentável) ou lançando novos; e investimento de impacto, alocando capital de modo que, além de gerar retornos financeiros, procure contribuir para atingir objetivos ambientais ou sociais, criando valor de longo prazo para os nossos clientes e para a sociedade.

As estratégias de investimento sustentáveis têm potencial para apresentar melhores desempenhos no futuro?

Como o investimento em ESG exclui ou reduz certos fatores de risco, isso também deve ser visível no desempenho a longo prazo.

Como se comportaram os fundos ESG nesta crise, face aos outros produtos?

Dadas as recentes turbulências no mercado de capitais decidimos rever a maioria das estratégias dos nossos fundos SRI em termos de resiliência à desaceleração do desempenho. A maioria das nossas estratégias sustentáveis superou o desempenho dos índices de mercado no primeiro trimestre de 2020 devido à combinação de maior qualidade e um posicionamento mais defensivo.

 

A crise pandémica vai fortalecer a tendência secular em torno do investimento sustentável. A crise avivou a nossa visão de que há mais que retorno financeiro.
Mais notícias