Em caso de recessão, iene é refúgio “central”, diz JPMorgan

O banco de investimento aponta o dólar dos EUA e de Singapura, o iene e o franco suíço como as divisas que representam um investimento mais apetecível em caso de futura recessão.
Yuriko Nakao/Bloomberg
Uma nota de 10.000 ienes reflectida num tablet. Fotografia: Yuriko Nakao/Bloomberg
pub
Negócios 09 de julho de 2018 às 18:25

Recessão iminente nos EUA ou a nível global? Embora não seja o cenário mais presente na mente dos investidores, o JPMorgan já fez a lista das divisas que serão um melhor investimento neste caso. O dólar dos EUA ou o de Singapura, o franco suíço e o iene são as sugestões do banco de investimento, avança a Bloomberg.

 

O iene é o refúgio mais barato, indica o JPMorgan, que olha para a divisa nipónica como tendo "um papel central" de cobertura de risco em tempos de recessão. Nos últimos três períodos de contracção da economia, esta divisa conseguiu estar sobreavaliada em 8%.

 

No caso do dólar americano, a recente evolução que acompanha as crescentes tensões comerciais ilustra o potencial da moeda para períodos de recessão. É que, durante processos de desalavancagem que empresas e bancos atravessam em tempos de crise, o resto do mundo tem de recomprar a "nota verde", que é a moeda de financiamento por excelência. Já o dólar de Singapura é, ainda assim, o menos atractivo entre as quatro opções avançadas pelo banco.


pub

 

"Três das quatro divisas indicadas para possuir durante uma recessão são aquelas que provêm de países que exibem uma posição externa extremamente forte", lê-se na nota do banco, citada pela Bloomberg.

 

De fora ficam as moedas dos mercados emergentes. Isto porque o comportamento padrão aponta para que estas desvalorizem na ordem dos 17% nos dois primeiros anos de recessão. A pior opção será mesmo o dólar da Nova Zelândia, diz o JPMorgan.

 

pub

O banco de investimento considera que avançar com a perspectiva de uma recessão é algo "prematuro", mas ressalva que, dadas as tensões comerciais, é "razoável" ter um plano B.

pub