Trading Alibaba vai encaixar 10 mil milhões de euros com entrada em Hong Kong

Alibaba vai encaixar 10 mil milhões de euros com entrada em Hong Kong

A Alibaba está a preparar uma das maiores entradas em bolsa de 2019: ainda este mês, planeia estrear-se em Hong Kong com uma emissão de cerca de 10 mil milhões de euros.
Alibaba vai encaixar 10 mil milhões de euros com entrada em Hong Kong
Negócios 20 de novembro de 2019 às 08:01

A chinesa Alibaba fixou esta quarta-feira os preços para a entrada na bolsa de Hong Kong com a qual pretende angariar 88 mil milhões na moeda local (10,2 mil milhões de euros).

A gigante do retalho fixou o preço das ações nos 176 dólares de Hong Kong, 2,9% abaixo do preço de fecho das ações na última sessão em Nova Iorque. A fatia destinada aos investidores de retalho deverá ascender a 10% da oferta, de acordo com fontes próximas do processo consultadas pela Bloomberg. 

O calendário que a empresa havia apresentado está a ser cumprido: o preço de colocação foi, como prometido, divulgado antes da abertura do mercado norte-americano, a 20 de novembro. A próxima data a assinalar é o dia 26 deste mês, o dia marcado para arrancar a negociação em bolsa.

A Alibaba vai colocar nesta operação 500 milhões de novas ações, repartidas por uma oferta internacional de 487,5 milhões de títulos e uma tranche local de 12,5 milhões de ações. Há, ainda, uma opção para colocar mais 75 milhões de ações ao abrigo do chamado "greenshoe" (lote suplementar que os bancos podem colocar no mercado para estabilização do valor da ação).

Tendo em conta estes números, a operação é a maior de que há registo em Hong Kong desde 2010 e, a nível global, é uma das maiores a ter lugar em 2019.

"Quando o grupo Alibaba entrou em bolsa, em 2014, falhámos Hong Kong com pesar", escreveu o CEO e "chairman" da tecnológica, Daniel Zhang, numa carta aos investidores, citada pela Bloomberg, na altura do anúncio da operação.

(Notícia atualizada às 10:53 com os valores finais comunicados pela empresa)

PUB

Conheça mais sobre as soluções de trading online da DeGiro.

DeGiro

Marketing Automation certified by E-GOI