Trading Euronext levanta a fasquia na corrida à bolsa da Noruega e oferece 790 milhões

Euronext levanta a fasquia na corrida à bolsa da Noruega e oferece 790 milhões

A Euronext e a Nasdaq continuam a disputa pela bolsa norueguesa. Face à inclinação do conselho de administração da Oslo Bors pela oferta americana, a Euronext aumentou a fasquia.
Euronext levanta a fasquia na corrida à bolsa da Noruega e oferece 790 milhões
Reuters
Negócios com Bloomberg 11 de fevereiro de 2019 às 10:40

A Euronext avançou uma oferta de 790 milhões de dólares – 699,3 milhões de euros - para a aquisição da Oslo Bors VPS, a dona da bolsa norueguesa, a qual tem estado a disputar com a norte-americana Nasdaq.

Esta última oferta da Euronext supera em 4% a apresentada pela rival Nasdaq no último mês. Fica ainda 44% acima do preço dos títulos da norueguesa na altura da primeira oferta, que remonta a dezembro.

A iniciativa da euronext vem desafiar a decisão do Conselho de administração da Oslo Bors, cuja última recomendação foi no sentido de aceitar a oferta da Nasdaq. No início do ano, a Euronext já tinha o apoio de 50,5% dos acionistas da bolsa norueguesa, tanto através de compromissos irrevogáveis como da compra direta de títulos. Já a Nasdaq, até ao início de fevereiro, assegurou apenas o controlo de 35,2% da Oslo Bors.

A Euronext é, até agora, a detentora das bolsas de Amesterdão, Bruxelas, Lisboa, Londres, Paris e Dublin, tendo adquirido esta última no início do ano passado. A Nasdaq tem Estocolmo, Copenhaga e Helsínquia. Em resposta à oferta da Euronext, a americana argumenta com a intenção de criar um ecossistema de trading panregional que engloba os mercados nórdicos".

As ofertas serão analisadas tanto pelo regulador dos mercados norueguês como pelo ministério das Finanças do país, pelo que o processo se deverá arrastar por mais alguns meses.

PUB

Conheça mais sobre as soluções de trading online da DeGiro.

DeGiro

Marketing Automation certified by E-GOI