Trading Irmão do paládio já é o metal mais precioso do mundo

Irmão do paládio já é o metal mais precioso do mundo

O ródio, um dos três metais do grupo da platina (a par com a platina e o paládio), está a beneficiar da crescente procura por parte do setor automóvel, que usa cada vez mais estes metais nos catalisadores no âmbito das exigências de motores menos poluentes.
Irmão do paládio já é o metal mais precioso do mundo
Carla Pedro 05 de março de 2019 às 18:11

Nos metais preciosos, podemos encontrar dois grupos de relevo: o ouro e a prata; e o grupo da platina – composto pela platina, paládio e ródio.

 

Todos eles têm registado subidas nos últimos tempos e no final do ano passado o grande destaque ia para o paládio por ter superado o valor do ouro. Mas agora o irmão do paládio e da platina está a sobressair neste movimento de escalada e é já o metal precioso com o valor mais alto a nível mundial.

 

O ródio esteve hoje a subir 2,8% para 2.910 dólares por onça, em Londres, o valor mais elevado dos últimos nove anos – e no acumulado do ano já dispara 18%. Já o paládio negociou nos 1.524,15 dólares por onça, a platina nos 838,30 dólares e o ouro nos 1.282,91 dólares.

 

A procura crescente por parte do setor automóvel – para o seu uso nos catalisadores dos carros a gasolina, num contexto de maior exigência de corte de emissões poluentes – e o défice de oferta têm estado a contribuir para este cenário.

 

Além da sua aplicação nos exaustores dos veículos, ao eliminar o óxido de nitrogénio, o ródio é também muito procurado devido às suas propriedades refletoras – em objetos como lanternas, espelhos e acabamentos de joalharia.

 

O seu nome provém da palavra grega "rosa" e trata-se de um metal que consegue resistir a elevadas temperaturas.

 

Os principais beneficiários deste "boom" do ródio são os mineiros sul-africanos do setor da platina, que produzem este metal como um subproduto das suas operações, sublinha a Bloomberg. Por isso, a sua valorização tem ajudado a aumentar os lucros de empresas como a Impala Platinum Holdings e a Anglo American Platinum Ltd.

 

Ainda assim, a oferta global de ródio é de apenas cerca de 760.000 onças (cada onça equivale a 31,1034768 gramas), o que representa um 10.º da produção de paládio, segundo a Johnson Matthey Plc. Isso significa que o mercado do ródio é estreito, sendo mais volátil a oscilações nos preços.

PUB

Conheça mais sobre as soluções de trading online da DeGiro.

DeGiro

Marketing Automation certified by E-GOI