Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Warren Buffett espanhol investe na Sonae, Nos e Semapa

O ex-gestor estrela da Bestinver, que no passado foi muito activo na bolsa de Lisboa, mantém investimentos em quatro cotadas.

Patrícia Abreu pabreu@negocios.pt 28 de Agosto de 2017 às 07:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • 7
  • ...
Conhecido como o Warren Buffett espanhol, Francisco García Paramés foi um dos gestores mais activos na bolsa portuguesa enquanto liderou o fundo da Bestinver. Três anos depois de ter abandonado esta gestora, Paramés gere um dos fundos mais rentáveis no mercado espanhol, o Cobas Iberia. E há pelo menos quatro empresas nacionais onde o "gestor-estrela" está a investir.

A 22 de Setembro de 2014, a indústria da gestão de activos espanhola era surpreendida com o anúncio da saída de Francisco García Paramés da Bestinver, uma das mais bem sucedidas gestoras espanholas e também uma das mais activas na praça nacional. Passado o período que o impedia de aceitar cargos na gestão de activos, Paramés regressou, no início deste ano, com o lançamento de uma nova gestora de activos: a Cobas Asset Management. E o gestor já detém investimentos em Portugal. Sonae, Semapa, Sonae Capital e Nos captam cerca de 17 milhões de euros dos fundos da Cobas.

A "holding" de Queiroz Pereira é a empresa onde a gestora espenhola mantém uma posição mais valiosa. Segundo os dados compilados pela Bloomberg, a Cobas detém 0,52% do capital da Semapa, uma participação avaliada em 6,6 milhões de euros. Quem também merece a atenção do "guru" espanhol é o grupo Sonae. A gestora mantém investimentos na Sonae e na Sonae Capital avaliados em mais de 5,7 milhões de euros. Já na Nos, a exposição é quase residual (0,18%) e vale cerca de cinco milhões de euros.

Enquanto Paramés está a regressar ao mercado accionista português, a Bestinver tem vindo a perder influência na bolsa lisboeta. Detém investimentos em dez cotadas na praça nacional, mas há apenas duas companhias onde assume participações de relevo: a Semapa e a Ibersol. Na dona da Navigator controla perto de 9% do capital, enquanto na empresa de restauração possui 12,6% das acções.
Ver comentários
Saber mais bolsa fundos gestão de activos Bestinver Cobas Francisco García Paramés Warren Buffett PSI-20
Outras Notícias