Ford Focus: Perfil de vencedor

A 4ª geração do Ford Focus foi inteiramente renovada e oferece agora mais espaço, mais conforto e novas versões. Vem dotada do máximo de tecnologias de assistência à condução e conectividade.
Ford Focus: Perfil de vencedor
Ford Focus: Perfil de vencedor
Ford Focus: Perfil de vencedor
Ford Focus: Perfil de vencedor
Ford Focus: Perfil de vencedor
Ford Focus: Perfil de vencedor
Ford Focus: Perfil de vencedor
Ford Focus: Perfil de vencedor
Ford Focus: Perfil de vencedor
Ford Focus: Perfil de vencedor
Ford Focus: Perfil de vencedor
Ford Focus: Perfil de vencedor
Ford Focus: Perfil de vencedor
Ford Focus: Perfil de vencedor
Ford Focus: Perfil de vencedor
Ford Focus: Perfil de vencedor
Ford Focus: Perfil de vencedor
Ford Focus: Perfil de vencedor
Ford Focus: Perfil de vencedor
Ford Focus: Perfil de vencedor
Ford Focus: Perfil de vencedor
Ford Focus: Perfil de vencedor
Ford Focus: Perfil de vencedor
Ford Focus: Perfil de vencedor
Ford Focus: Perfil de vencedor
Ford Focus: Perfil de vencedor
Ford Focus: Perfil de vencedor
Ford Focus: Perfil de vencedor
Ford Focus: Perfil de vencedor
Ford Focus: Perfil de vencedor
Ford Focus: Perfil de vencedor
Ford Focus: Perfil de vencedor
Ford Focus: Perfil de vencedor
Ford Focus: Perfil de vencedor
Ford Focus: Perfil de vencedor
Ford Focus: Perfil de vencedor
Ford Focus: Perfil de vencedor
Ford Focus: Perfil de vencedor
Ford Focus: Perfil de vencedor
Ford Focus: Perfil de vencedor
Ford Focus: Perfil de vencedor
pub
Adriano Oliveira 28 de julho de 2018 às 16:00

Vinte anos depois de ter visto a luz do dia e mais de sete milhões de unidades vendidas na Europa (105.435 só em Portugal), a Ford lança agora a 4ª geração do modelo Focus, que promete seguir a carreira de sucesso dos seus antecessores. Argumentos não lhe faltam!

Desenvolvido com base na nova arquitectura C2 da Ford, uma plataforma concebida, segundo o construtor, para melhorar o comportamento dinâmico, oferecer mais espaço interior e melhorar a aerodinâmica e os consumos, o novo Focus não revoluciona em termos de estilo o universo do segmento. Linhas clássicas e elegantes, esta quarta geração é, na verdade, muito mais sedutora ao volante do que ao olhar! 

A suspensão oferece conforto apreciável e a direcção revelou-se precisa e consistente, como comprovamos nas estradas sinuosas da região montanhosa de Nice. Comportamento muito ágil e seguro, oferece uma agradável experiência ao volante, sobretudo nas versões com amortecedores de firmeza variável, que vêm associados ao controlo dinâmico de condução (uma novidade), com programas Comfort e Eco-Comfort.

Disponível em três carroçarias (cinco portas, familiar SW e Active, para mais tarde), e quatro níveis de acabamento - Trend, ST-Line, Titanium e Vignale -, mecanicamente, na fase de lançamento, há duas propostas a gasóleo e outras tantas a gasolina com várias potências. O 1.0 EcoBoost de três cilindros a gasolina é, no entanto, a grande aposta em Portugal, sendo que em 2017 representou 25 % do total das vendas do modelo. Trata-se de um bloco utilizado desde há alguns anos pela Ford e que sofreu algumas evoluções, para ganhar maior suavidade e reduzir as emissões poluentes. Beneficia de um sistema de desactivação de um cilindro nas fases em que o motor é pouco solicitado, o que permite economizar nos consumos. Conta com variantes de 100 e 125 cv, mas está igualmente disponível o EcoBoost 1.5 de 125 cv.

Na gama a gasóleo, temos o 1.5 TDCI de 120 cv e o 2.0 de 150 cv, no Vignale. Os motores mais potentes podem receber uma transmissão automática de oito velocidades com comando rotativo, igual ao que a Jaguar utiliza nos seus modelos.

pub

Em matéria de conectividade e sistemas de segurança e apoio à condução, o Focus recebe as mais recentes tecnologias, entre as quais 'head-up display', Active Park Assist 2 que possibilita o estacionamento automático, ponto de acesso Wi-Fi e o Ford Pass Connect que permite maior interacção entre o veículo e o smartphone.

Características


32.142€

FORD focus vignale 5 p 1.5 ecoboost 150 cv

Motor: gasolina, dianteiro transversal, alumínio, 3 cilindros, 12 válvulas, injeccção mista (directa/indirecta), turbo, intercooler, 'start/stop'.
Cilindrada:
1.496 cc.
Potência máxima: 150 cv às 6.000 rpm.
Binário máximo: 240 Nm às 1.600 rpm.
Velocidade máxima: 208 km/h.
Aceleração máxima (0-100 km/h): 8,9 s.
Tracção: dianteira.
Transmissão: automática 8 velocidades.
Consumos homologados (litros aos 100 km): 7,7 (urbano); 5,0 (extra-urbano); 6,0 (misto).
Emissões de CO2: 136 g/km.

pub

Versão com caixa manual 6 v.: 30.343€.

 

 

Destaques

A Euro NCAP atribuiu ao Ford Focus a classificação máxima de cinco estrelas no capítulo da segurança.

pub

 

Interior mais espaçoso

Habitáculo mais espaçoso a todos os níveis e com materiais e acabamentos de qualidade, o novo Focus apresenta um novo painel de instrumentos, com menos botões, e um ecrã táctil de 8 polegadas. O volume da bagageira varia entre os 341 (5 portas) e os 1.650 litros (familiar, bancos rebatidos).

Comercialização em Outubro

A comercialização em Portugal do novo Focus arranca em Outubro. Primeiro chegarão as versões de 5 portas e familiar SW e só mais tarde a Active e a Vignale. Os preços variam entre os 21.771 euros e os 41.442 euros. Estes preços podem sofrer alterações por razões de ordem fiscal.

pub

 

Negócios em Nice, a convite da Ford

pub