Automóveis BMW M4 GTS: Especial de corrida!

BMW M4 GTS: Especial de corrida!

O BMW M4 GTS é uma edição especial preparada para circuito mas que também pode circular em estrada. Só foram produzidas 700 unidades.
Adriano Oliveira 18 de junho de 2016 às 14:10
Características

178.100€*

BMW M4 GTS

Motor: dianteiro longitudinal, gasolina, alumínio, 6 cilindros em linha, 24 válvulas, turbo, injecção directa, intercooler, start/stop
Cilindrada: 2.979 cc
Potência: 500 cv às 6.250 rpm
Binário: 600 Nm (4.000-5.500 rpm)
Velocidade máxima (limitada): 305 km/h
Aceleração: 3,8 s 0-100 km/h
Tracção: traseira
Transmissão: autom. 7 velocidades
Consumo misto: 8,5 l/100 km
Consumo urbano: 11,1l/100 km
Cons. extra-urbano: 6,7 l/100 km
Emissões CO2: 199 g/km (Euro VI)
*Preço sem opcionais

Nota: Valores de consumo de combustível baseados no ciclo de testes da UE; variam consoante o tamanho das jantes e dos pneus seleccionados.


No ano passado, no grande circuito alemão de Nürburgring Nordschleife, o novo BMW M4 GTS cumpriu a volta mais rápida (20,832 km) em pouco menos de 7 minutos e 28 segundos (7'27''88), o que o torna o BMW mais veloz de sempre, colocando-o a par de outros superdesportivos da Porsche, Ferrari ou McLaren.

Versão mais radical do M4, que já de si oferece excelentes desempenhos, o novo GTS está homologado para circuito, mas sob determinadas condições pode circular em estrada.

Com uma produção limitada a 700 unidades e já toda vendida, o BMW M4 GTS custa no nosso país 178.100 euros, sem opcionais, mas o seu valor como objecto de colecção será certamente muito superior. Das três unidades que vieram para Portugal, uma delas esteve disponível para ensaios no Circuito do Estoril, onde podemos tomar o volante do bólide alemão.

Realizámos as primeiras voltas com a versão normal M4, que debita 431 cv, e depois passámos para o GTS, que averba 500 cv, para sentir a diferença. E que diferença!

O motor de seis cilindros em linha de 3.0 litros com dois turbos, que permitem garantir um largo espectro de utilização, não é propriamente uma novidade, mas já a nível da injecção verificou-se uma grande evolução tecnológica.

Para garantir 500 cv de potência às 6.250 rpm (limite às 7.250 rpm), o sistema de injecção, além da mistura ar e gasolina, também injecta água nos colectores. Essa água vaporiza e permite baixar a temperatura da mistura (25 graus) e a densidade do ar que chega aos cilindros. A água utilizada vem de um depósito colocado sob o piso da bagageira. Em caso de falta de água, o sistema fica parado nos 470 cv!

O motor está associado a uma caixa de sete velocidades de dupla embraiagem, e permite ir dos 0 aos 100 km/h em 3,8 s e atingir os 305 km/h de velocidade máxima, limitada electronicamente.

Mais leve 25 kg do que o M4, o GTS utiliza fibra de carbono do capô do tejadilho, dos puxadores das portas às jantes. Os bancos de competição pesam metade dos de série e o sistema de escape é em titânio.

O aspecto exterior é radical, com um "spoiler" dianteiro de cor laranja com ajustes para pista e uma grande asa traseira. A suspensão tem igualmente múltiplos ajustes.

No interior, há pormenores em alcântara, um novo volante e os "rollbars" são um opcional a custo zero. Destaque para as luzes traseiras que utilizam a tecnologia OLED, de maior tridimensionalidade.


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Testes para todos os gostos

Num circuito especialmente preparado, foi possível desfrutar de várias actividades, entre as quais, entrar em pista ao volante de BMW, MINI ou motociclo BMW, realizar ensaios de estrada, testes em pista todo-o-terreno com um BMW X ou efectuar um percurso de obstáculos.





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