Automóveis Jaguar E-Pace 2.0 Diesel 180 cv Auto AWD: Aventureiro chique!

Jaguar E-Pace 2.0 Diesel 180 cv Auto AWD: Aventureiro chique!

Primeiro utilitário-desportivo compacto da Jaguar, o E-Pace aposta na elegância das suas linhas e no dinamismo da condução, dentro e fora de estrada. Um aventureiro chique que não prescinde do Diesel.
Adriano Oliveira 15 de setembro de 2018 às 16:00

Características

67.749€

Jaguar E-Pace 2.0 diesel 180 cv Auto AWD

Motor: dianteiro transversal, alumínio, gasóleo, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, injecção directa, turbo, geometria variável, intercooler, start/stop.
Cilindrada: 1.999 cc.
Potência máxima: 180 cv às 4.000 rpm.
Binário máximo: 430 Nm às 1.750 rpm.
Velocidade máxima: 205 km/h.
Aceleração máxima (0-100 km/h): 9,1 s.
Tracção: total (AWD). Transmissão: automática 9 velocidades.
Consumos (litros aos 100 km):
n.d. (urbano);
n.d. (extra-urbano);
6,0 (combinado).
Emissões de CO2: 159 g/km.

O Jaguar E-Pace não é propriamente um modelo novo, já que o seu lançamento ocorreu há cerca de um ano, mas só agora chegou às nossas mãos para ensaio a versão equipada com o motor de quatro cilindros a gasóleo de 2.0 litros e 180 cv. Uma proposta interessante para as exigências do dia-a-dia da cidade e que permite ainda pequenas aventuras fora de estrada. É caro, é certo, mas é o preço a pagar para conduzir um carro de uma marca com algum prestígio.

Primeiro utilitário-desportivo compacto da Jaguar, o E-Pace aposta num estilo desportivo inspirado no F-Type, mas que não foge também às linhas do seu "irmão" de gama F-Pace. Linhas caracterizadas pela exclusiva grelha dianteira, silhueta dinâmica, jantes de grandes dimensões, que podem chegar às 21 polegadas, e uma traseira musculada.

Com 4,395 metros de comprimento, 1,94 metros de altura e 1,649 metros de largura, o E-Pace é 3 centímetros maior do que o Range Rover Evoque e 13 cm mais curto do que o F-Pace. Oferece um interior com capacidade para cinco ocupantes, embora quatro viajam mais à vontade, já que o banco traseiro, devido ao túnel central da transmissão, não é muito confortável para quem se senta ao meio. O espaço de carga soma 557 litros, mas pode chegar a 1.234 litros com o rebatimento dos bancos posteriores.

Materiais e acabamentos são de qualidade, mas o ambiente no habitáculo é demasiado sóbrio. A Jaguar podia ter ido mais longe. O painel de instrumentos é analógico, à moda antiga, mas em contrapartida é digital o ecrã central de 10'' que suporta o interface dos comandos associados à condução, infoentretenimento e conectividade (Android Auto e Apple CarPlay ficam de fora).

Além desta versão a gasóleo de 180 cv que conduzimos, a gama E-Pace inclui duas outras variantes do mesmo motor com 150 cv e 240 cv de potência. Em alternativa, a marca propõe ainda duas variantes do motor turbo a gasolina Ingenium de 2.0 litros com 249 cv e 300 cv de potência.

Eficiente nos consumos e nas emissões, o diesel de 180 cv vem acoplado a uma transmissão automática de nove velocidades e tracção integral. A caixa automática oferece vários modos de condução - Eco, Comfort e Dynamic -, e ainda uma opção "neve/chuva/gelo" que permite maximizar a tracção em situações mais difíceis.

No arranque, o motor não prima pelo silêncio, mas em estrada os desempenhos e o comportamento são aceitáveis, apesar das duas toneladas do E-Pace não facilitarem a tarefa!


Destaque

À descoberta do Alentejo

A Mercedes-Benz Portugal e o Clube Escape Livre organizam o 7.º Mercedes-Benz 4MATIC Experience, dias 19 a 21 de Outubro, entre Vila Viçosa e Estremoz, proporcionando aos proprietários dos modelos com tecnologia 4MATIC (desde os mais recentes GLA, GLC, GLE, GL e G aos modelos GLK e ML), novas paisagens e novos caminhos fora de estrada para desfrutar. O programa inclui estadia em Vila Viçosa, no Alentejo Marmoris Hotel & Spa, e várias visitas a locais da região, entre os quais o Museu do Barro, no Redondo, a Herdade do Esporão, barragem do Alqueva, aldeia de Monsaraz e pedreira de mármore d'El Rey. A caravana cruza ainda vários corta-fogos da serra d'Ossa antes do almoço de encerramento, na Pousada de Santa Isabel, em Estremoz, onde decorrerá a entrega de troféus Spal. Informações e inscrições em www.escapelivre.pt




pub