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SEAT Ibiza SC Cupra: Desportivo com “alma” catalã

Com 192cv de potência e menos de 7 segundos dos 0 aos 100km/h, o novo SEAT Ibiza SC Cupra é uma pequena berlina desportiva com “alma” catalã capaz de satisfazer os espíritos mais radicais.

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Adriano Oliveira aoliveira@netcabo.pt 12 de Dezembro de 2015 às 14:12
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Características

22.961€

SEAT Ibiza SC Cupra 1.8 TSI 192cv

Motor: dianteiro transversal, ferro/alumínio, gasolina, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, injecção mista directa/indirecta, turbo, intercooler, sistema 'start/stop'
Cilindrada: 1.798cc
Potência: 192cv (4.300-6.200rpm)
Binário: 320Nm (1.450-4.200rpm)
Velocidade máxima: 235km/h
Aceleração máx.: 6,7s 0-100km/h
Tracção: dianteira
Transmissão: manual 6 velocidades
Consumo urbano: 7,8l/100km
Cons. extra-urbano: 5,3l/100km
Consumo médio: 6,2l/100km
Emissões CO2: 145g/km (Euro VI)

Outros preços:
Gama Ibiza SC
- entre 17.281€ e 21.881€

Actualizada há aproximadamente um ano, a gama SEAT Ibiza recebe agora a sua versão mais potente Cupra, que está disponível apenas com três portas e caixa manual.

Dimensões compactas, estilo desportivo e, sobretudo, preço competitivo, o novo Ibiza Cupra oferece desempenhos e comportamento dinâmico ao nível da concorrência mais feroz.

Na base desta nova versão Cupra está o motor de quatro cilindros turbo 1.8 litros que combina a injecção directa e indirecta a gasolina e debita 192cv às 4.300rpm (e de forma constante até às 6.200rpm). É idêntico ao utilizado pelo actual Volkswagen Polo GTI e substitui o 1.4 TSI de 180cv.

Para além dos mais 12cv de potência, o novo Cupra ganha também 70Nm em termos de binário. Em vez dos anteriores 250Nm, estão agora disponíveis 320Nm constantes entre as 1.450 e as 4.200rpm. Este amplo leque de disponibilidade assegura acelerações potentes em qualquer situação e uma condução muito divertida.

A aceleração dos 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e uma velocidade máxima de 235km/h são duas marcas que colocam o Ibiza Cupra na linha da frente dos desportivos compactos.

Outra novidade é a caixa de velocidades. Aqui, mudança de filosofia. Enquanto o anterior Cupra montava exclusivamente caixa DSG (dupla embraiagem) de 7 relações, o novo modelo troca a unidade automática por uma manual de seis velocidades, sem outra escolha possível.

A nível estético, o Cupra mantém as linhas expressivas das restantes versões da gama, mas as jantes de 17 polegadas, os faróis bi-xénon com luzes de curva e luzes de dia em LED além dos farolins traseiros em LED e outros detalhes como os retrovisores em preto brilhante, o difusor traseiro integrado no pára-choques e a ponteira de escape trapezoidal realçam o seu carácter desportivo.

No interior, de aspecto mais "premium", destacam-se os bancos desportivos Cupra mais ergonómicos e com novos revestimentos. O volante em pele é de série, tal como os pedais com "aparência" de alumínio. Destaque também para conectividade: o Cupra inclui já total integração dos smartphones com o sistema "Full Link" e o "SEAT DriveApp".

No primeiro contacto dinâmico com o Cupra, motor, sistema de travagem e suspensão evidenciaram os melhores desempenhos. Uma nota ainda para o novo perfil de condução, elemento de série, que permite escolher entre uma suspensão mais confortável ou mais desportiva, alterando também a assistência da direcção.

Na ausência de um verdadeiro diferencial mecânico, o Cupra propõe um sistema electrónico designado XDS, que melhora o comportamento em curvas sob forte aceleração. 

Negócios em Barcelona, a convite da SEAT

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