Porque desce
No desporto comenta-se, por vezes, que uma equipa não perdeu por demérito próprio, mas antes pelo mérito do adversário. Este ano Américo Amorim voltou a ser o português mais rico do mundo, segundo a lista da Forbes, e o seu controlo da Galp está tão sólido como há um ano. Contudo, na lista "Os mais poderosos" de 2013 emergiram outros nomes, que levaram Amorim a cair três posições. Um ano depois, o "Rei da Cortiça" ganhou em perenidade, mas, resolvida que está a disputa da Galp, perdeu em influência política.
Ascensão
Américo Amorim, 79 anos
• Em 1953, entra na direcção da Amorim & Irmãos, corticeira da família.
• Em 1981, entra na fundação da SPI (actual BPI). A aposta na banca continua em 1984, com a criação do BCP, e em 1990, com o BNC.
• Em 1991, participa na fundação da Telecel.
• Em 1995, faz parte do consórcio criado para comprar a Petrogal.
• Em 2003, o Banco Popular compra 75% do BNC, ficando Amorim com 4,5% do Popular.
• Em 2005, lança o banco BIC Angola.
• Em 2012, entra no Banco Luso-Brasileiro, compra o BPN (via BIC) e torna-se o maior accionista da Galp, ficando com 38,34%
| Futuro sob o Signo Chinês: Dragão
Pessoas cheias de força e vitalidade, têm uma legião fiel de admiradores. Revelam autoconfiança, coragem, espírito de aventura. São muito trabalhadores. Yin (negativo): Génio forte e temperamental, impaciente, agressivos. Chegam a ser extravagantes e a fazer da exigência uma irracionalidade. "A desvantagem do capitalismo é a desigual distribuição das riquezas; a vantagem do socialismo é a igual distribuição das misérias", afirmou Winston Churchill. Ao longo da sua longa vida empresarial, Américo Amorim soube enriquecer com o socialismo dos países de Leste e com o capitalismo do Ocidente. O empresário é um autêntico "self made man", que prosperou do zero aos milhões. Mas é também um solitário que sabe fazer as parcerias certas. Solitário pelo seu próprio estilo de liderança, interventiva e personalizada; parcerias como as com Isabel dos Santos, com quem vai mantendo relações tensas mas permanentes, que ainda há dias levaram a que a Forbes nomeasse Amorim como o parceiro português da empresária angolana. Os negócios estão hoje muito focados na Galp Energia, que tem planos de prosperidade no Brasil e em Moçambique. A eterna questão da sucessão permanece por esclarecer, mas Américo Amorim continua a trabalhar como se tivesse a força de 20 anos, a persistência de 40 e a experiência de quase 80. |
Yang (positivo):
Pessoas cheias de força e vitalidade, têm uma legião fiel de admiradores. Revelam autoconfiança, coragem, espírito de aventura. São muito trabalhadores.
Yin (negativo):
Génio forte e temperamental, impaciente, agressivos. Chegam a ser extravagantes e a fazer da exigência uma irracionalidade.
"A desvantagem do capitalismo é a desigual distribuição das riquezas; a vantagem do socialismo é a igual distribuição das misérias", afirmou Winston Churchill. Ao longo da sua longa vida empresarial, Américo Amorim soube enriquecer com o socialismo dos países de Leste e com o capitalismo do Ocidente. O empresário é um autêntico "self made man", que prosperou do zero aos milhões. Mas é também um solitário que sabe fazer as parcerias certas. Solitário pelo seu próprio estilo de liderança, interventiva e personalizada; parcerias como as com Isabel dos Santos, com quem vai mantendo relações tensas mas permanentes, que ainda há dias levaram a que a Forbes nomeasse Amorim como o parceiro português da empresária angolana. Os negócios estão hoje muito focados na Galp Energia, que tem planos de prosperidade no Brasil e em Moçambique. A eterna questão da sucessão permanece por esclarecer, mas Américo Amorim continua a trabalhar como se tivesse a força de 20 anos, a persistência de 40 e a experiência de quase 80.
Curiosidade
Nascido em Mozelos, Santa Maria da Feira, em 1934, Américo Amorim fez o Curso Geral do Comércio e começou a trabalhar no negócio de cortiça da família. É cônsul-geral honorário da Hungria em Portugal. É casado e tem três filhas. Segundo a sua mulher, aprecia cozido à portuguesa e bacalhau. Está no lugar 316.º na lista dos mais ricos do mundo da Forbes. É o primeiro português na lista. Mas há dois anos disse ao Negócios: "Não me considero rico. Sou trabalhador".
| Força Hercúlea
FORTUNA.
Fraqueza Aquiliana
|

FORTUNA.
Fraqueza Aquiliana
SUCESSÃO. Só no ano passado Américo Amorim decidiu colocar uma das suas três filhas (Paula Amorim) na administração da Galp. Desconfiança nas herdeiras? O comendador é quem melhor saberá, mas o tema da sucessão pode bem ser o capítulo mais delicado da vida de Américo Amorim.
"A liderança é uma poderosa combinação de estratégia e carácter. Mas se tiver de passar sem um, que seja a estratégia".
Norman SchWarzkopf
