pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Actividade económica estará a perder gás

O indicador de actividade económica calculado pelo INE para Setembro e Outubro diminuiu prolongando a tendência descendente, revela o instituto estatístico.

Paulo Duarte
21 de Dezembro de 2016 às 11:46

A economia portuguesa terá perdido gás nos meses de Setembro e Outubro, de acordo com dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). "O indicador de actividade económica diminuiu em Setembro e Outubro, prolongando o perfil descendente anterior", escreve o INE.   

O indicador de actividade económica é uma medida aproximada da evolução do PIB, dando por isso uma tendência do andamento da economia. Este indicador desacelerou de 1,5% para 1,3% entre Agosto e Setembro, voltando a abrandar para 0,9% em Outubro. 

O desenho traçado pelo indicador de actividade do INE é diferente do que foi feito avançado pelo indicador coincidente do Banco de Portugal, que para Setembro e Outubro aponta para uma estabilização seguida de uma aceleração. 

Segundo explica o INE, "em termos homólogos, a informação proveniente dos Indicadores de Curto Prazo (ICP), disponível até Outubro, aponta para uma aceleração da actividade económica em termos nominais, em resultado do comportamento verificado nos serviços e na indústria. No mesmo sentido, o índice de produção da indústria acelerou em Outubro e o índice de produção da construção voltou a apresentar uma diminuição menos acentuada que no mês precedente".

Também o indicador de clima económico - que reúne a confiança dos vários empresários - aponta para um agravamento. "O indicador de clima económico diminuiu em Outubro e Novembro, após ter aumentado nos dois meses precedentes". Este indicador já tinha sido divulgado a 29 de Novembro pelo INE.

Em contraponto, a confiança dos consumidores continua a subir. 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio