Consumo “per capita” em Portugal está entre os mais baixos da Zona Euro
O consumo “per capita” em Portugal continua 18% abaixo da média da União Europeia. E é um dos mais baixos entre os membros que partilham o euro.
Portugal está entre os países com um nível de consumo "per capita" mais baixo entre os congéneres europeus. Segundo os dados divulgados esta terça-feira, 13 de Junho, pelo Eurostat, o consumo por pessoa, é de 82 pontos (medidos por uma unidade artificial de padrão de poder de compra), ou seja 18% abaixo da média da União Europeia. Um valor que corresponde a uma estabilização, uma vez que em 2015 também se encontrava neste nível.
Entre os 28 Estados-membros, apenas 10 superam a média, numa lista liderada pelo Luxemburgo, 32% acima, e pela Alemanha, 22% acima da média. Do lado oposto da tabela estão Bulgária e Croácia, 47% e 41% abaixo da média.
Entre os países da Zona Euro, a média do consumo "per capita" ascende a 105 pontos, com Portugal a ser o sétimo país com uma média mais baixa (23% abaixo). Entre os 19 Estados-membros do euro é a Letónia que tem o valor mais baixo (38% abaixo da média da região).
Este indicador do consumo inclui os bens comprados pelas famílias mas também os disponibilizados pelo Estado, como a Saúde e a Educação, e acompanha o nível de rendimento "per capita" – Portugal, criando menos riqueza, também consome menos.
O indicador usado pelo Eurostat para medir o consumo "per capita" leva em conta o nível global de consumo nos países, independentemente de quem o financia (famílias ou Estado) e de quem consome (famílias, Estado, organizações).
Analisando o PIB per capita, Portugal mantém os níveis de 2015, estando 23% abaixo da média, com o Luxemburgo a estar 167% acima e a Irlanda 77% acima.
Mais lidas