Conjuntura S&P admite melhorar 'rating' de Portugal se baixar crédito malparado e economia melhorar

S&P admite melhorar 'rating' de Portugal se baixar crédito malparado e economia melhorar

A Standard & Poor's admite vir a melhorar o 'rating' de Portugal se o crescimento económico acelerar e se baixar o valor do crédito malparado que pesa sobre o balanço dos bancos.
S&P admite melhorar 'rating' de Portugal se baixar crédito malparado e economia melhorar
Lusa 12 de abril de 2017 às 17:09
Numa conferência de imprensa 'online', os responsáveis da S&P que acompanham Portugal consideraram que o 'rating' soberano continua penalizado pelo elevado endividamento do país (público e privado) e pelo ainda frágil sistema bancário.

Contudo, a S&P admite vir a melhorar a nota de Portugal (atualmente em BB+, nível de não investimento ou 'lixo') caso se consiga "baixar o volume de NPL ['non-performing loans' ou crédito problemático]" existente no balanço dos bancos e se "o crescimento económico for melhor do que o esperado".

Sobre o sistema bancário especificamente, a agência de notação financeira considera ainda que a recente recapitalização da Caixa Geral de Depósitos e o acordo para a venda do Novo Banco são medidas que vão "no bom sentido" do fortalecimento do sector.

O primeiro-ministro português, António Costa, afirmou em Março que o Governo e o Banco de Portugal estão a concluir as negociações com as instituições europeias para a adopção de uma solução em relação aos elevados níveis de crédito malparado da banca.

Já o Público notícia hoje que, segundo o Plano Nacional de Reformas, o Executivo pretende que cada banco elabore planos para fazer face ao elevado nível de crédito em risco, sob pena de sofrerem sanções.

A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
pois ...... Há 1 semana

POIS se estiver a CHOVER está mau tempo agora se estiver o CÉU LIMPO e o sol a BRILHAR ai já está BOM tempo estes SRS do S&P são uns verddeiros GÉNIOS

Conselheiro de Trump Há 1 semana

Pois e,.Quando frequentei a escola primaria era obrigado a fazer a prova dos 9 a todas as contas q fazia.Tinha 1 logica:o professor nao tinha de corrigir os problemas aritmeticos porque tal ja eu o tinha feito.Foi 1 jeito q herdei desse tempo para corrigir o mimico aritmetico:leva 1 zero de mim.

pub
pub
pub
pub