Política Ana Paula Zacarias: Da Colômbia para a Cova da Moura, sempre nos Assuntos Europeus

Ana Paula Zacarias: Da Colômbia para a Cova da Moura, sempre nos Assuntos Europeus

Diplomata de longa carreira, Ana Paula Zacarias está há seis anos ao serviço da União Europeia. Substitui Margarida Marques, militante socialista e aliada de Costa que sai com surpresa do Governo.
Ana Paula Zacarias: Da Colômbia para a Cova da Moura, sempre nos Assuntos Europeus
DR
Eva Gaspar 13 de julho de 2017 às 19:55
Ana Paula Zacarias é a nova secretária de Estado dos Assuntos Europeus. Substituiu Margarida Marques que, com surpresa, sai do governo ao fim de pouco mais de um ano e meio, depois de se ter apresentado como a chefe da diplomacia portuguesa em praticamente toda a frente das negociações em Bruxelas.

Aos 58 anos, a diplomata de longa carreira vai instalar-se no Palácio da Cova da Moura vinda de Bogotá, na Colômbia, onde até agora dirigia a representação da União Europeia, tendo antes exercido o mesmo cargo no Brasil.

Formada em Antropologia Cultural pela Universidade Nova, a nova secretária de Estado do ministro Augusto Santos Silva conhece bem o Ministério dos Negócios Estrangeiros que se situa um pouco acima da Cova da Moura, no largo do Rilvas. Foi aí que começou a sua carreira, tendo ocupado diversos cargos na casa, designadamente o de directora do departamento de imprensa e informação.

Conselheira para os Assuntos Internacionais durante os dois primeiros anos da presidência de Mário Soares, Ana Paula Zacarias foi também vice-presidente do Instituto Camões.

O essencial da sua carreira foi, porém, construído fora de fronteiras. Foi primeira secretária da embaixada portuguesa nos Estados Unidos; cônsul de Portugal em Curitiba, no sul do Brasil; representante de Portugal junto da Unesco, em Paris; e primeira embaixadora residente de Portugal na Estónia. Em 2008, pousa em Bruxelas, onde fica como número dois da representação de Portugal junto da União Europeia, então chefiada por Manuel Lobo Antunes, que acabara de deixar o cargo de secretário de Estado dos Assuntos Europeus no governo de José Sócrates.

Em 2011, Ana Paula Zacarias entra para o recém-criado Serviço Europeu para a Acção Externa (SEAE), e é a carreira diplomática ao serviço da UE que a leva a Brasília e depois a Bogotá, de onde agora regressa rumo a Lisboa.
 
Pela frente, tem dossiers importantes, designamente o acompanhamento das negociações do Brexit, o debate sobre a reforma da União Europeia e o início das conversações sobre o próximo pacote financeiro – assuntos que prometem começar a rolar a velocidade cruzeiro no início de 2018, após as eleições e a constituição do novo governo alemão.



A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub
pub
pub
pub