pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Arquitecto Manuel Aires Mateus é Prémio Pessoa 2017

O arquitecto Manuel Aires Mateus é o vencedor do Prémio Pessoa, foi hoje anunciado pelo presidente do júri, Francisco Pinto Balsemão, no Palácio de Seteais, em Sintra.

Manuel Aires Mateus
Manuel Aires Mateus Pedro Catarino
15 de Dezembro de 2017 às 12:14

Pinto Balsemão destacou "a arquitectura moderna, abstracta e contemporânea", com apelo a "formas e materiais vernaculares portugueses, que integra de um modo exemplar", com "carácter inovador", numa "continuidade entre o passado e a actualidade", recordando a "obra pública vasta", como o Centro de Criação Contemporânea de Tours e a sede da EDP em Lisboa.

O Prémio Pessoa distingue anualmente uma personalidade portuguesa que tenha tido uma "intervenção particularmente relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica".

O júri do Prémio Pessoa 2017 é composto por Francisco Pinto Balsemão (presidente), Emídio Rui Vilar (vice-presidente), Ana Pinho, António Barreto, Clara Ferreira Alves, Diogo Lucena, Eduardo Souto de Moura, José Luís Porfírio, Maria Manuel Mota, Maria de Sousa, Pedro Norton, Rui Magalhães Baião, Rui Vieira Nery e Viriato Soromenho-Marques.

O vencedor da edição do ano passado foi o escritor e filólogo Frederico Lourenço, de quem o júri elogiou o "traço singular" de ter oferecido "à língua portuguesa as grandes obras de literatura clássica".

O Prémio Pessoa, que vai na sua 31.ª edição, tem um valor monetário de 60 mil euros e é uma iniciativa do jornal Expresso, com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos.

O Prémio Pessoa foi atribuído pela primeira vez em 1987, ao historiador José Mattoso.

Desde então foram reconhecidos, entre outros, o poeta António Ramos Rosa, a pianista Maria João Pires, os investigadores António e Hanna Damásio, o neurocirurgião João Lobo Antunes, o arquiteto Eduardo Souto Moura, o constitucionalista José Joaquim Gomes Canotilho, a historiadora Irene Flunser Pimentel, o ensaísta Eduardo Lourenço, a investigadora Maria Manuel Mota e o artista plástico Rui Chafes.

(notícia actualizada às 12:16 com mais informação)

Ver comentários
Publicidade
C•Studio