Conjuntura Crescimento do PIB revisto novamente em alta para 3%

Crescimento do PIB revisto novamente em alta para 3%

O crescimento da economia portuguesa no segundo trimestre foi novamente revisto em alta, desta vez para 3%, mostram os dados estatísticos do INE.
Crescimento do PIB revisto novamente em alta para 3%
Miguel Baltazar/Negócios
Nuno Aguiar 22 de setembro de 2017 às 11:06
O Instituto Nacional de Estatística (INE) já actualizou a sua base de dados, revelando uma nova revisão em alta do produto interno bruto (PIB) no segundo trimestre deste ano. O novo número aponta para um crescimento de 3% face ao mesmo trimestre do ano anterior. 

É a segunda revisão em alta do PIB do segundo trimestre, que já tinha sido revisto de 2,8% (estimativa rápida) para 2,9%, reforçando a ideia que a economia está em aceleração. Assim, nos primeiros seis meses deste ano, a economia nacional avançou a um ritmo superior a 2,9%, muito acima da estimativa de variação do PIB que tinha sido prevista pelo Governo e outras instituições. A generalidade das estimativas aponta agora para um crescimento em torno de 2,5%.

A anterior revisão em alta tinha sido provocada pelo comércio internacional. Afinal, segundo o INE, a diferença entre exportações e importações tinha dado um contributo positivo para o crescimento económico. Ainda assim, o principal motor da economia foi a procura interna, devido à aceleração do investimento que cresceu mais de 9%. 

"O Produto Interno Bruto (PIB) aumentou, em termos homólogos, 2,9% em volume no segundo trimestre de 2017 (taxa de 2,8% no trimestre anterior). A procura externa líquida manteve um ligeiro contributo positivo para a variação homóloga do PIB, verificando-se uma desaceleração em volume das Exportações de Bens e Serviços de magnitude idêntica à observada nas Importações de Bens e Serviços", podia ler-se no destaque do INE, publicado há um mês. "A procura interna manteve um contributo positivo elevado, superior ao do trimestre precedente, em resultado da aceleração do Investimento."


(Notícia actualizada)



A sua opinião7
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Ou luis Há 11 horas

Tens que ir ao INE explicar aos técnicos como se faz aproveita e passa no eurostat

Luis Miguel Há 12 horas

À 3ª é de vez?!??!? Estas sucessivas revisões do cálculo do PIB só permitem conclui 1 de 2 hipóteses:
1) Ou o INE está cheio de incompetentes... ou
3) Este 3º anúncio de subida em tempo de eleições pode cheirar a manipulação politica...
Se calhar alguém do MP devia fazer uma investigação...

hoje só mesmo os shorts é que vendem Há 18 horas


hoje só mesmo os IDIOTAS e PARVOS dos shorts é que estão a vender BCP a este preço ridiculo os LUCROS já TRIPLICARAM em relação ao 1º TRIMESTRE os RATINGS do BCP e de PORTUGAL não vão parar de subir SÓ não ganha $$$$$ quem é ESTUPIDIFICADO

hoje o BCP vai fechar acima de 0.25 Há 18 horas


vem ai uma super e FRESQUINHA noticia para o MILENIUM BCP

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub