Conjuntura Crescimento do PIB revisto novamente em alta para 3%

Crescimento do PIB revisto novamente em alta para 3%

O crescimento da economia portuguesa no segundo trimestre foi novamente revisto em alta, desta vez para 3%, mostram os dados estatísticos do INE.
Crescimento do PIB revisto novamente em alta para 3%
Miguel Baltazar/Negócios
Nuno Aguiar 22 de setembro de 2017 às 11:06
O Instituto Nacional de Estatística (INE) já actualizou a sua base de dados, revelando uma nova revisão em alta do produto interno bruto (PIB) no segundo trimestre deste ano. O novo número aponta para um crescimento de 3% face ao mesmo trimestre do ano anterior. 

É a segunda revisão em alta do PIB do segundo trimestre, que já tinha sido revisto de 2,8% (estimativa rápida) para 2,9%, reforçando a ideia que a economia está em aceleração. Assim, nos primeiros seis meses deste ano, a economia nacional avançou a um ritmo superior a 2,9%, muito acima da estimativa de variação do PIB que tinha sido prevista pelo Governo e outras instituições. A generalidade das estimativas aponta agora para um crescimento em torno de 2,5%.

A anterior revisão em alta tinha sido provocada pelo comércio internacional. Afinal, segundo o INE, a diferença entre exportações e importações tinha dado um contributo positivo para o crescimento económico. Ainda assim, o principal motor da economia foi a procura interna, devido à aceleração do investimento que cresceu mais de 9%. 

"O Produto Interno Bruto (PIB) aumentou, em termos homólogos, 2,9% em volume no segundo trimestre de 2017 (taxa de 2,8% no trimestre anterior). A procura externa líquida manteve um ligeiro contributo positivo para a variação homóloga do PIB, verificando-se uma desaceleração em volume das Exportações de Bens e Serviços de magnitude idêntica à observada nas Importações de Bens e Serviços", podia ler-se no destaque do INE, publicado há um mês. "A procura interna manteve um contributo positivo elevado, superior ao do trimestre precedente, em resultado da aceleração do Investimento."


(Notícia actualizada)



pub