Autarquias Mapa: Saiba se o seu município está a exportar mais

Mapa: Saiba se o seu município está a exportar mais

A maioria dos municípios portugueses aumentou as exportações entre 2013 e 2015. A nível nacional, o volume de bens vendidos ao exterior cresceu 5,3%. Fique a saber como é que o seu município evoluiu nas vendas ao estrangeiro nesses três anos.

A maioria dos municípios portugueses reforçou a sua componente exportadora nos últimos três anos. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos ao período entre 2013 e 2015, houve 185 concelhos que melhoraram a sua performance na venda de bens ao exterior. As principais subidas foram registadas em municípios do interior. Monchique, Paredes de Coura e Moura foram os que mais aumentaram, em termos relativos, as suas exportações, no período que coincide com o actual mandato autárquico.

 

O concelho algarvio viu as exportações dispararem mais de 2.570%, passando de 173 mil euros em 2013 para 4,6 milhões em 2015. Paredes de Coura cresceu 603,7% e Moura avançou 352,7%. Estes cálculos excluem os municípios com vendas inferiores a um milhão de euros por ano, mas pode consultar todas as contas no mapa.

 

O Alentejo surge entre as regiões mais dinâmicas, com um crescimento de 4,2% em 2015 face a 2013. O Norte continua a ser o motor exportador do país, tendo crescido 12,3%. Já a Área Metropolitana de Lisboa viu o volume de vendas cair 5,4% no mesmo período, enquanto a do Porto cresce 9,9%.

 

Os dados das exportações de bens de 2015 são os mais recentes a serem disponibilizados pelo INE e foram divulgados no final do ano passado. A nível nacional, em 2015, as exportações cresceram 5,3% face ao ano anterior. Em 2016, a performance foi mais humilde: até Novembro, a variação acumulada do ano havia estagnado nos 0%.

Para 2017, as empresas perspectivam um aumento das exportações de 5,3%.




A sua opinião6
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo Há 1 semana

A maior exportação que tem havido é de jovens portugueses em busca de trabalho

Anónimo Há 1 semana

O turismo com estrangeiros também se consideram exportações e lisboa tem muito turismo, depois muitas sedes de empresas exportadoras são em lisboa, lisboa também exporta serviços e conhecimento e só as vendas do sporting e do benfica em jogadores é valor que muitos concelhos de Portugal.

Mário Há 1 semana

O que é que Lisboa produz? Se alguém me souber explicar, agradecia...

Ciifrão Há 1 semana

Parece-me exportações a mais, muitos concelhos duvido exportem alguma coisa.

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub