União Europeia Oficial: Carlos Moedas será Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação

Oficial: Carlos Moedas será Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação

O ainda secretário de Estado Adjunto ficará com a pasta da inovação e a responsabilidade de gerir 80 mil milhões de euros ao longo do seu mandato. A comissão Juncker terá sete vice-presidentes.
Oficial: Carlos Moedas será Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação
Nuno Aguiar 10 de setembro de 2014 às 11:29

Já é conhecida a distribuição oficial de pastas da Comissão Juncker. Carlos Moedas será Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação e deverá responder directamente à vice-presidente Alenka Bratusek, que fica com a "União Energética".

 

A notícia tinha sido avançada pelo "Observador" esta manhã e é agora confirmada no "site" oficial da Comissão Europeia. Durante algumas semanas foi noticiado que o secretário de Estado Adjunto português ficará com uma pasta de "relevo", falando-se de ficar responsável pelo emprego. O "Observador" sublinha, contudo, que Moedas ficará responsável por gerir 80 mil milhões de euros ao longo do seu mandato.

 

A nova organização da Comissão Europeia mostra uma estrutura diferente da Comissão Barroso. O presidente Jean-Claude Juncker terá sete vice-presidentes, cada um deles com uma área específica para coordenar.

  

No organograma em cima pode ver a distribuição das pastas da Comissão Europeia. Uma estrutura mais hierarquizada, com mulheres a ocuparem três dos sete cargos de vice-presidente, que irão coordenar todos os comissários. A média de idade dos 28 comissários é 54 anos e dos sete vice-presidentes 49 anos. A Comissão Juncker inclui cinco antigos primeiros-ministros e quatro ex-vice-primeiro-ministros.

 

Na conferência de imprensa desta manhã, Juncker garantiu que os comissários que não são vice-presidentes não serão "comissários de segunda". No entanto, admitiu que será necessário o seu consenso para um tema específico entrar na agenda e que eles servirão como um filtro entre ele próprio e os restantes membros da Comissão.




pub