Conjuntura Zona Euro cresce ao ritmo mais rápido desde 2011

Zona Euro cresce ao ritmo mais rápido desde 2011

O crescimento económico na Zona Euro acelerou no segundo trimestre do ano, registando o ritmo mais célere em mais de seis anos.
Zona Euro cresce ao ritmo mais rápido desde 2011
Sara Antunes 01 de agosto de 2017 às 10:07
O produto interno bruto (PIB) da Zona Euro cresceu 2,1% no segundo trimestre do ano quando comparado com o mesmo período do ano passado, revelam os dados divulgados esta terça-feira, 1 de Agosto, pelo Eurostat.

Os dados ficaram em linha com as estimativas dos economistas consultados pela Bloomberg que antecipavam já que o PIB crescesse 2,1% em termos homólogos.

Este é o ritmo de crescimento mais rápido desde o primeiro trimestre de 2011.

Em cadeia, o crescimento foi de 0,6%, também em linha com o esperado.

 

Já na União Europeia a 28 o PIB aumentou 2,2% em termos homólogos e 0,6% quando comparado com o trimestre anterior.

 

A economia da UE cresceu assim ao ritmo mais rápido desde o segundo trimestre de 2015, segundo os mesmos dados.  

Os dados hoje divulgados não têm informação por país, tratando-se da primeira estimativa. Os valores mais detalhados deverão ser conhecidos no dia 16 de Agosto.

No caso de Portugal, só são conhecidos os dados do primeiro trimestre, tendo o PIB crescido 2,8% em termos homólogos, o que superou as estimativas dos analistas. Esta evolução levou mesmo a que vários economistas e instituições revissem em alta as suas estimativas para o acumulado do ano.

Os dados do segundo trimestre do ano serão conhecidos no dia 14 de Agosto, dia em que o Instituto Nacional de Estatística (INE) vai revelar os dados do trimestre terminado em Junho. 


(Notícia actualizada às 10:18 com mais informação)



pub