pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Economia do Reino Unido cresceu menos do que o esperado no primeiro trimestre

O instituto de estatísticas de Londres reviu em baixa o crescimento do PIB nos primeiros três meses deste ano de 0,3% para 0,2%.

Bloomberg
25 de Maio de 2017 às 10:33

A economia do Reino Unido cresceu menos do que o esperado nos primeiros três meses do ano. O instituto de estatísticas de Londres reviu em baixa a subida do PIB no primeiro trimestre de 0,3% para 0,2%, o que compara com o crescimento de 0,7% registado no final do ano passado.

Tanto a evolução da actividade industrial como a dos serviços, que representam uma grande fatia da economia, foram revistas em baixa, em relação às primeiras estimativas.

O relatório do instituto de estatísticas mostra também que as exportações do Reino Unido desceram 1,6%, ao mesmo tempo que os gastos dos consumidores diminuíram.

Este abrandamento poderá ser o primeiro sinal de que o Brexit está a afectar a economia, com a aceleração da inflação, conjugada com uma estagnação dos salários reais, a colocar um fardo adicional sobre as famílias. Segundo a Bloomberg, os economistas não esperam uma melhoria do ritmo de crescimento durante o ano de 2017.

"No curto prazo, um recuo acentuado parece pouco provável, mas o crescimento deverá continuar tépido", afirma Dan Hanson, economista da Bloomberg Intelligence.

O governador do Banco de Inglaterra Mark Carney já indicou que, mesmo com a subida esperada da inflação, não tem pressa em aumentar os juros do actual mínimo histórico, na medida em que os salários permanecem estagnados e há poucos sinais de pressões inflacionárias geradas internamente.

Os eleitores britânicos vão ser chamados às urnas a 8 de Junho, poucos dias antes da data apontada para o início das negociações entre a Comissão Europeia e o governo do Reino Unido sobre o Brexit – 19 de Junho. O calendário foi avançado pelo chefe da equipa de negociações da UE, Michel Barnier, no início desta semana. 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio