Desemprego na Alemanha desce para mínimo histórico em Dezembro
O número de desempregados diminuiu, em Dezembro, pelo sexto mês consecutivo, e mais do que o esperado pelos economistas.
A taxa de desemprego na Alemanha caiu, em Dezembro, para 5,5% - o valor mais baixo de sempre – com o número de pessoas sem trabalho a diminuir pelo sexto mês consecutivo.
De acordo com os dados revelados esta quarta-feira, 3 de Janeiro, pelo gabinete federal de estatística, o número de desempregados desceu em 29 mil no mês passado, mais do dobro do previsto pelos economistas consultados pela Bloomberg.
A descida foi de 20 mil na Alemanha ocidental e de 9 mil no lado oriental, colocando o total de desempregados em 2.442 milhões.
O chamado motor da Europa tem tido um forte desempenho económico, impulsionado não só pela evolução positiva do comércio global, como também pela procura interna. Dados divulgados ontem mostram que a actividade industrial do país e da Zona Euro marcou recordes no fecho do ano passado.
Apesar das perspectivas positivas para economia, a Alemanha, à semelhança da generalidade dos países da moeda única, continua com dificuldades em gerar um crescimento sustentado dos preços. Ainda assim, o presidente do Bundesbank – o banco central da Alemanha, Jens Weidmann, disse no mês passado estar confiante num melhor cenário a esse nível.
"Esperamos que o aumento da utilização da capacidade e os estrangulamentos regionais em alguns mercados de trabalho levem a uma pressão salarial um pouco maior", afirmou a 18 de Dezembro, citado pela Bloomberg.
Mais lidas