Banco de Inglaterra sobe juros pela primeira vez em mais de uma década
O Banco de Inglaterra confirmou o que os investidores e analistas já antecipavam. Os juros no Reino Unido subiram, algo que já não acontecia há mais de uma década.
O Banco de Inglaterra anunciou um aumento da taxa de juro directora para o Reino Unido em 25 pontos base. A taxa de juro fixa-se agora nos 0,50%. A decisão não foi unanime. Houve sete votos a favor e dois contra.
Mark Carney, governador do Banco de Inglaterra, protagoniza assim o primeiro aumento de juros no Reino Unido em mais de uma década. A última vez que os juros no país tinham subido foi a 5 de Julho de 2007.
Depois disso, houve uma crise financeira, provocada pela crise do subprime, que levou à falência e ao resgate de algumas instituições financeiras. Foi preciso uma intervenção concertada dos bancos centrais, que reduziram os juros para mínimos, injectaram dinheiro no mercado e ajudaram a salvar bancos e a economia.
A subida anunciada esta quinta-feira, 2 de Novembro, era já esperada por analistas e investidores, tendo sido dados sinais pelos responsáveis máximos da autoridade monetária. As atenções vão virar-se agora para o futuro. As apostas apontam para novas subidas de juro no final de 2018, mas tudo pode mudar, consoante o impacto do Brexit na economia.
Mais lidas