ING multado em mais de 600 milhões por corrupção e lavagem de dinheiro
O banco holandês ING concordou pagar mais de 600 milhões de euros para dar por concluída uma investigação na Holanda, na qual era acusado de crimes como corrupção e branqueamento de capitais.
O banco holandês ING concordou pagar 675 milhões de euros para resolver uma investigação criminal, lançada pelo promotor holandês, no âmbito da qual era acusado de crimes de corrupção e branqueamento de capitais, avança a Bloomberg.
A instituição admitiu "sérias lacunas na execução das diligências necessárias para a prevenção de crime financeiro e económico" na delegação holandesa, entre 2010 e 2016.
No comunicado enviado pelo ING esta terça-feira, o banco menciona ainda o pagamento de 100 milhões de euros, uma quantia devolvida por ordem da justiça depois de ter sido obtida ilegalmente, mas sem clarificar a proveniência deste dinheiro.
Para além do pagamento da multa, o banco garante estar a penalizar alguns trabalhadores retirando bónus e suspendendo as respectivas funções. "Procederemos a mais melhorias para assegurar um papel sólido na protecção da integridade do sistema financeiro", disse Vincent van den Boogert, CEO do ING na Holanda.
Mais lidas