Lucros do UBS sobem 15% no primeiro semestre
O banco suíço viu os seus lucros aumentarem 15% no primeiro semestre. A expectativa é que a segunda parte do ano tenha um "forte desempenho".
Os lucros do banco UBS aumentaram para 1,28 mil milhões de francos suíços (1,10 mil milhões de euros) no segundo trimestre. Este número representa uma subida de 9% face ao mesmo período do ano anterior, de acordo com o relatório de contas divulgado esta terça-feira.
Ao todo, no primeiro semestre, o banco suíço lucrou 2,798 mil milhões de francos suiços (2,41 mil milhões de euros), o que representam uma subida de 15% face à primeira metade de 2017. A expectativa do banco é que este crescimento se repita no segundo semestre deste ano.
Após a notícia dos resultados, as acções da UBS subiram 2,8%, o que está a impulsionar os títulos do sector europeu da banca, incluindo o BCP. Desde o início do ano que o banco suíço tem registado um desempenho superior ao dos seus pares europeus.
Para o UBS este desempenho deve-se ao crescimento económico que se regista na economia mundial. Além disso, o banco prevê que a normalização da política monetária, em particular com o aumento dos juros pela Reserva Federal, ajude a melhorar o desempenho da unidade de gestão de fortunas.
Contudo, o UBS alerta no relatório que as tensões geopolíticas e o aumento do proteccionismo estão a afectar a confiança dos investidores. "É uma ameaça", lê-se no relatório e contas.
Durante o segundo semestre o banco recomprou 500 milhões de suíços francos em acções próprias. O objectivo a três anos é comprar dois mil milhões de suíços francos em acções.
(Notícia actualizada às 8h25 com a reacção das acções)
Mais lidas