Crescimento da produção na construção em Portugal abranda em Março
A subida da produção na construção em Portugal foi menos de metade da registada entre os parceiros da Zona Euro e da UE. Porém, considerando os primeiros três meses do ano, a evolução é superior.
A produção na construção em Portugal cresceu 1,3%, em Março, em comparação com o mesmo mês de 2016, uma evolução mais tímida do que a registada nos dois meses anteriores, mostram os dados revelados pelo Eurostat esta quarta-feira, 17 de Maio. Em Janeiro, este indicador subiu 3,5%, em termos homólogos e, em Fevereiro, 2,6%.
O crescimento de 1,3% compara com o aumento de 3,6% na Zona Euro e 3,7% na União Europeia.
Entre os Estados-membros para os quais existem dados disponíveis, as maiores subidas foram registadas na Eslovénia (41,5%), Hungria (33,2%) e Polónia (13%) enquanto as maiores descidas aconteceram em Espanha (-5%) e na Roménia (-1%).
Considerando o primeiro trimestre do ano, a produção na construção em Portugal aumentou 2,5%, em comparação com os primeiros três meses de 2016, depois de três trimestres consecutivos de quedas.
Este valor compara positivamente com a evolução registada na Zona Euro (1,7%) e na União Europeia (2,1%).
Em relação a Fevereiro deste ano – comparação em cadeia – este indicador decresceu 2% em Março, em Portugal, um decréscimo superior ao verificado entre os parceiros do euro (-1,1%) e da União Europeia (-0,8%).
Nesta comparação em cadeia, Portugal regista a terceira maior descida entre os Estados-membros da UE, a seguir a França (-5,1%) e Suécia (-4,5%). As maiores subidas pelo, contrário, foram protagonizadas pela Polónia (9,7%), Eslovénia (6,5%) e Eslováquia (3,6%).
Mais lidas