Fábrica da La Seda em Sines recebe crédito de 226,5 milhões
Financiamento do projecto de 420 milhões de euros da Artenius Sines está garantido, garante o grupo catalão.
A fábrica de PTA da Artenius Sines, subsidiária a 100% da La Seda de Barcelona, tem financiamento garantido. É essa a conclusão que a própria petroquímica tirou, ao anunciar que o primeiro desembolso do “projecto finance” contratado com um sindicato bancário liderado pela Caixa Geral de Depósitos está disponível a partir de hoje.
O valor do financiamento global é de 372 milhões de euros, mas estava dependente do aumento de capital da La Seda de Barcelona, cuja segunda fase se iniciou hoje, 5 de Agosto.
O que a administração da La Seda de Barcelona veio hoje comunicar ao mercado é que “após a aprovação dos documentos correspondentes, produz-se hoje um primeiro desembolso no valor de 226,5 milhões de euros de uma das linhas de crédito do ‘project finance’ no qual foi formalizado”.
A direcção da petroquímica catalã, da qual a CGD detém agora 18,8% do capital (antes da conclusão da operação ‘harmónio’ em curso e consequente aumento de capital de 300 milhões de euros) conclui assim “que se garante o financiamento do projecto que consiste na construção de uma fábrica de ‘Mega PTA’ em Sines”.
Acrescenta que o desembolso da quantia agora avançada “permite cancelar todos os créditos intercalares subscritos” até agora, assim como as garantias autorizadas pela La Seda. Recorde-se que a construção da fábrica de Sines esteve suspensa sete meses por falta da capacidade financeira, tendo as obras recomeçado porque a CGD cedeu um empréstimo intercalar a este “project finance” em Maio, no valor de 95 milhões de euros.
Mais lidas