Banca & Finanças Macedo só entra na Caixa depois de 10 de Janeiro

Macedo só entra na Caixa depois de 10 de Janeiro

As férias de Natal e Ano Novo atrasaram o processo de registo e avaliação da nova administração da Caixa. A resposta do BCE não chega antes de 10 de Janeiro. A primeira parte da capitalização da Caixa avança a 4 de Janeiro.
Macedo só entra na Caixa depois de 10 de Janeiro
Correio da Manhã
A nova administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) não toma posse antes de 10 de Janeiro do próximo ano. As férias de Natal e Ano Novo atrasaram o processo de avaliação do Banco Central Europeu (BCE), sabe o Negócios. A demora das instituições europeias pode deixar em aberto um problema de liderança no banco público.

Os nomes da nova equipa da Caixa liderada por Paulo Macedo foram remetidos ao BCE a 19 de Dezembro. Mas o Negócios sabe que o processo de registo e posse da futura administração ainda não foi concluído e não deverá acontecer antes de 10 de Janeiro. Este prazo está a ser visto como o melhor dos cenários.

Na origem da demora está o período de férias de Natal e de Ano Novo que congelou a avaliação do processo, que será retomado no início de Janeiro, o que atira a final da decisão para meados do mês. 

Este atraso implica que o Governo avance com uma solução transitória para a gestão da Caixa. Tal como o Negócios avançou, o Executivo não exclui a possibilidade de António Domingues ter de ficar mais uns dias. No entanto, o líder demissionário da CGD está a contar deixar o banco no prazo previsto e até já se despediu dos trabalhadores da instituição.

 

Por outro lado, a partir de 1 de Janeiro, mantêm-se em funções quatro administradores, três executivos – João Tudela Martins, Tiago Ravara Marques e Pedro Leitão – e um não executivo (Rui Vilar) que, no limite, poderão assegurar a transição entre a equipa de Domingues e a administração liderada por Paulo Macedo.


O primeiro-ministro, António Costa, defendeu urgência na escolha de uma nova administração para a Caixa na sequência da demissão de António Domingues, a 25 de Novembro, a que se juntaram seis administradores. 

A 27 de Novembro o Ministério das Finanças comunicou a demissão do presidente da Caixa, assegurando que Domingues ficaria no banco até final de Dezembro, tal como a lei prevê.

Com o adiamento da entrada da nova administração fica por saber qual será a solução para evitar a falta de quórum no banco público.
  
Primeira parte da capitalização da CGD avança a 4 de Janeiro

A primeira fase da capitalização da Caixa vai acontecer a 4 de Janeiro, sabe o Negócios. Em causa está a conversão de CoCo's, no valor de 900 milhões de euros, e o reforço de capital por capital por integração dos 49% da Parcaixa. Este conjunto de operações vale 1.460 milhões de euros.

O resto do aumento de capital, que passa pela injecção pública de 2,7 mil milhões de euros e pela emissão de obrigações no valor de mil milhões de euros, ficam para depois de fechadas as contas de 2016.



A sua opinião6
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Por enquanto 30.12.2016

és mais um invejoso. Esta gente acha que se devia pagar 1000 euros ao Macedo ahhahahahahahahahahahah Ignorantes e invejosos, poveco é poveco.

Oh olho torto 30.12.2016

Já disseste à tua mulher que andas a papar por fora estagiárias bancárias? Queres nomes?

E os 3 milhões gastos pelo Domingues? 30.12.2016

Eu não sou paizinho desta escumalha. Esse parolo do Domingues gastou 3 milhões em estudos. Esse parolo que pague que eu não sou pai dele.

Mr.Tuga 30.12.2016

Tadinho!

Vai ser uma canseira e para receber uns tostões!
Vai ser um cheiro a suor....

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub